Política

Paulo Afonso - Bahia - - 25/10/2012

Clima de despedida e festa toma conta da Câmara de PA

Luiz Brito
Foto Divulgação
Osildo Alves, Daniel Luiz e Celso Brito Miranda
Osildo Alves, Daniel Luiz e Celso Brito Miranda

Nos corredores da Câmara de Paulo Afonso já predomina o clima de despedida para alguns, apesar de os vereadores eleitos no domingo(7/10) só assumirem as vagas no ano que vem, e de festa para outros. Entre apertos de mão, abraços e cochichos, não foi difícil distinguir os vereadores que perderam - mais cabisbaixos e quietos - dos que venceram as eleições - sorridentes, agitados e falantes.  Derrotados ainda tentam achar justificativa.  O vereador mais votado Petrônio Nogueira (PDT) era um dos mais sorridentes. Antonio Alexandre (PR) o segundo e  agora detentor do sexto mandato consecutivo, ficado atrás apenas do colega Marcondes Francisco dos Santos lamentou a ausência da representatividade feminina na Casa por mais quatro anos. O Conde que se destaca nas rodas de apostas como o futuro presidente da Corte Legislativa para o biênio 2013/2014 observou "que é um momento de reflexão de todos os partidos estudarem como encaminhar a questão da mulher na política". Ismaias Reis (PV) justificou sua derrota: "foi feita a vontade da população".

Os reprovados nas urnas continuam procurando justificativas e quase todos se mostram inconformados. A Câmara registrou uma renovação histórica, ainda mais que ampliou a Corte com 4 cadeiras, saindo de 11 para 15. Seis parlamentares se reelegeram. Gilson Fernandes não tentou novo mandato, entrando na disputa pela cadeira de prefeito. Cinco lançaram campanha por novo mandato e não reconquistaram a cadeira.

Curiosamente, 4 vereadores de oposição  mais votados nas eleições de 2008 estarão fora da Câmara, a partir de 1º de janeiro. Há quatro anos, Daniel Luiz, garantia vaga com a maior votação: 2.736 votos. Ele tentou a recondução ao cargo e, com 796 votos, ficou na suplência. Osildo Alves terceiro mais votado em 2008 com 2.110 não se reelegeu, assim como Celso Brito Miranda dono da sexta maior votação há 4 anos, com 1.528 votos. José Gilson Fernandes O quarto mais votado no pleito anterior, com 1.426 votos não disputou à reeleição optando por concorrer à sucessão do prefeito Anilton Bastos, mas renunciou dias antes da eleição.

Os vereadores que não obtiveram êxito nas urnas foram: Celso Brito Miranda (PSB); Daniel Luiz (PSDB); Delmiro do Bode (PP); José Gilson Fernandes (PSB) e Osildo Alves (PP).

 


Últimas

1 até 20 de 9885   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados