Política

Paulo Afonso - Bahia - - 08/10/2012

Anilton vence com folga e consegue maioria na Câmara

Fábio Almeida é Advogado
Foto Divulgação

Após noventa e quatro (94) dias de campanha eleitoral, desde o requerimento do registro de candidaturas feito pelos partidos e pelas coligações, até o dia do sufrágio eleitoral, finalmente saiu o tão esperado resultado das eleições.

Foram três (03) meses de muitas caminhadas, carreatas, discursos calorosos, encontros e comícios. Durante as campanhas situacionistas e oposionista, não faltaram provocações, ofensas, muitas calúnias e difamações, até a conquista dos cargos políticos.

Na atualidade não há como ficar de fora de uma campanha eleitoral, seja participando ativamente como candidato, seja como apoiador, seja como filiado de um partido político, seja como eleitor.

Todo cidadão deve acompanhar o desenrolar das campanhas eleitorais para o pleito do cargo a Vereador, Prefeito e Vice-prefeito, para saber qual seria o candidato mais preparado para, respectivamente, representá-lo na Câmara de Vereadores e ao seu município.

O povo de Paulo Afonso compareceu em peso para votar e fez valer a sua cidadania, escolhendo os seus representantes e o futuro de nosso amado município.

Na disputa majoritária ao cargo de Prefeito e Vice-Prefeito, representantes do município, o povo preferiu continuar apostando em Anilton Bastos e Jugurta Nepomuceno do Partido Democrático Brasileiro-PDT para continuar fazendo muito mais, slogan da campanha da chapa que saiu vencedora com 65,65% dos votos, (ironicamente o número dobrado de sua adversária), contra 33,12% da chapa opositora da candidata Sônia Caires e o seu vice Valmir Rocha, do Partido Comunista do Brasil-PCdoB.

VOTOS -                                75.920

ABSTENÇÃO -                         17.270                      VOTOS VALIDOS -      53.650

BRANCOS -                              1.467                     NULOS -                      3.578

ANILTON        65,65%             35.193 votos 

SÔNIA CAIRES 33,12%            17.753 votos

SILVIO PERO   1,06%                  568 votos

A mulher de Raimundo Caires foi derrotada nas urnas com a diferença histórica de 17.453 votos, aproximadamente a metade dos votos de Ailton Bastos, que somou 35.193 votos. Vitória incontestável, que já era prevista, depois da carreata feita no dia anterior que saiu do Bairro Tancredo Neves.

Bem, na votação proporcional, em que os eleitores escolhem seus representantes, não houve surpresas. Os candidatos, minoria na Câmara de Vereadores, que mantiveram a coerência durante todo o mandato nesta legislatura, foram reeleitos, dentre eles:

- Petrônio Nogueira (PDT) Vereador mais votado do município, confirma o seu favoritismo, carisma e simpatia, fortalecendo o seu nome para a presidência daquela casa legislativa, isso se não for mais uma vez convocado pelo alcaide para assumir alguma secretaria (2.608 votos).

- Antônio Alexandre (PR) que presidiu a minoria na atual legislatura e matou um leão por dia, conseguiu se manter fiel e coerente aos seus princípios, ganhou mais uma vez a confiança do povo e continua no próximo mandato. (2.416 votos)

- Marcondes Francisco (PRP) vai para o seu "heptamandato", pode-se dizer que Marcondes já é considerado um dos mais queridos vereadores do município, pois são sete legislaturas consecutivas. Autor dos discursos mais fervorosos, humorados e inteligentes, Marcondes aposta em vôos mais altos durante a próxima legislatura. (2.112 votos)

- Juvenal Teixeira (PDT) é o maior exemplo que a Câmara de Vereadores é plural. Dono de manifestações autênticas e emblemáticas, o Vereador representa bem a zona rural deste município e a população mais humilde e carente. Ele foi responsável pela mudança de partido do Prefeito Anilton Bastos do DEM para o PDT. (1.250 votos)

- Regivaldo Coriolano (PC do B), atual Presidente da Câmara, mantendo sua tradição esquerdo-comunista, é o único do G7 (Grupo de sete Vereadores oposição ao Prefeito) que se reelegeu, mas que voltará a ser minoria naquela casa durante a próxima legislatura. (980 votos)

Quanto aos demais candidatos a Vereador, que não conseguiram se reeleger, todos da oposição, diga-se sem nenhuma surpresa, ou por terem enganado os eleitores, ou por terem uma atuação discreta e sem maiores contribuições, o povo e encarregou de extirpar do cenário eleitoral local. São eles:

- Daniel Luiz (PMDB), o qual sem ser profissional da saúde, intitulava-se "O Homem da Saúde", somente porque tinha uma van alugada ao município e recebia para levar os munícipes até Salvador, com dinheiro da Prefeitura, não conseguiu convencer. Autor de denúncias "sem pé e nem cabeça", que ninguém confirmava e sabia. Ao menos agora a Polícia Federal e o Ministério Público poderão descansar de investigar conjecturas do "Vereador Denuncista".

 

- Celso Brito (PSB) também não conseguiu se reeleger. Apesar de líder da oposição e crítico ferrenho do alcaide municipal, demonstrou que uma legislatura não se faz somente com críticas. É preciso buscar defender os interesses do povo e não somente ser do contra. Celso Brito também foi contra a suplementação de receita para pagamento do 13º salário do funcionalismo público no ano passado.

- Ozildo Alves (PTN) vem colhendo os frutos de sua insossa legislatura desde o ano passado. O Vereador Ozildo, locutor e dono de site de notícias, fazia parte do grupo político de Anilton, porém, depois de eleito foi para a oposição. Fez uma oposição bastante intensa ao Prefeito, na Câmara, na Rádio BETEL (Programa Tribuna do Povo) e no seu site de notícias. Devido ao seu comportamento contrário as normas de radiodifusão, foi demitido da rádio e perdeu seu programa diário, o que o enfraqueceu bastante, pois era nítido o uso da rádio para proveito próprio, como também na internet. Pelo site, Ozildo Alves já responde a vários processos de indenização por danos morais, o que já tem lhe rendido muitas dores de cabeça e prejuízos. Durante a legislatura não trouxe grandes contribuições e o povo preferiu sabiamente não o reeleger.

- Gilson Fernandes (PSB), saiu candidato a Prefeito e desistiu do pleito, obtendo apenas 91 votos. Sairá do cargo político e não deve retornar mais.

O Partido Verde (PV), presidido pelo Advogado Flávio Henrique Magalhães Lima surpreendeu bastante com o número de candidatos e elegeu dois vereadores. Os Vereadores que foram eleitos para a próxima legislatura são:

- Marconi Daniel (PV), integrante do Gabinete do Prefeito obteve 1.878 votos e não pode ser considerado uma surpresa. Desde o início deste ano foi anunciado como candidato e já agradava a todos. É um candidato jovem, com boas idéias e muitos projetos para o município. O legislativo municipal precisa de representações jovens.

- Bero do Jardim Bahia (PV) fez uma bela campanha, que não esfriou nem com a notícia de impugnação de sua candidatura pela Justiça Eleitoral. Dr. Flávio Henrique recorreu ao TRE e não foi provido. Mas Bero e sua família, não desistiram, e continuaram com a campanha mesmo impugnada, acreditando no jurídico da coligação, vencendo no TSE, tendo sua candidatura liberada. O Jardim Bahia agora tem um representante na Câmara. (1.213 votos)

- Pedro Macário (PP) que volta a Câmara Municipal e também faz parte da turma que rachou com os Negromontes. Macário deve fazer parte da situação a partir de 2013. (1.469 votos)

- Edson Oliveira, o Dinho, (PP), candidato suplente que substituiu Paulo Sérgio (PP) apesar de não ser o titular do mandato, ingressou na oposição ao Prefeito, mas em alguns pontos foi coerente e votou a favor da minoria, demonstrando a sua maturidade política. Caminha para minoria a oposição ao Prefeito, mas a que diga que Dinho o apoiará, devido ao racha no PP. Aguardemos 2013. (1.164 votos)

- Luis Aureliano (PT), ex-secretário de saúde foi o único candidato do Partido dos Trabalhadores eleito, mesmo sendo bastante atacado pelos seus opositores. Aureliano fez uma bela administração à frente da saúde municipal e se afastou para ser candidato a vereador, já vaticinando sua vitória há mais de seis meses atrás, mesmo contestada por muitos. A vitória de Aureliano denota a sua experiência política na militância do PT e provou que diferente do que muitos dizem, ele é sim uma "persona grata" em Paulo Afonso. (786 votos)

- Manoel Carreira (PDT) com 1.209 votos, é o terceiro Vereador do partido do Prefeito a compor a Câmara Municipal, engrossando a fileira da situação.

 - Ivaldo Sales foi o único candidato do Democratas (DEM), eleito com 1.446 votos, vereador também da base de apoio ao Prefeito Anilton.

 - Zezinho do INPS (PP) é o terceiro candidato eleito do Partido Progressista por ter ultrapassado o vereador Ozildo Alves. Volta ao legislativo municipal depois de quatro anos. (1.163 votos)

 - Zé Carlos do BTN (PRB) 1.069 votos e Bero (PSL) 1.475 votos, fecham a lista dos novatos no legislativo municipal.

 


Últimas

1 até 20 de 9884   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados