Política

Paulo Afonso - Bahia - - 12/09/2012

Onze candidatos a prefeito já foram barrados pela Lei da Ficha Limpa na Bahia

Cominformação do Bahia 247
Foto Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já indeferiu onze pedidos de registro prefeituras. Do total, quatro candidaturas indeferidas são de postulantes pelo recém-criado PSD: Alex de Vera, em Caetanos; Dedéu, em Capela do Alto Alegre; Macarrão (PSD), em Iaçu; e Ferreirinha, em Wenceslau Guimarães.

Os demais indeferidos são Murilo (PSOL), em Carinhanha; Vavá Ferraz (PMDB), em Glória; Tereza Pacheco (PSDB), em Jaguarari; o deputado federal e ex-prefeito Oziel Oliveira (PDT), em Luís Eduardo Magalhães; Nilda (PSL), em Mucuri, Professor Juarez (PTB), em Oliveira dos Brejinhos); e Gorete Braz (PT) em Senhor do Bonfim.

O TRE não diz o motivo nas decisões, mas levantamento da Folha de São Paulo apurou que dez dos onze candidatos foram barrados pela Lei da Ficha Limpa. Em todo o país, de acordo com levantamento, 317 candidaturas de prefeitos foram rejeitadas com base na lei de iniciativa popular que prevê empecilho para candidatos que têm pendências com a Justiça.

O estudo apontou que o estado com mais candidaturas barradas é Minas Gerais (54), seguido de São Paulo (53), Ceará (36), Pará (22). Em todo o país, o partido campeão de indeferimentos é o PSDB, com 56 pedidos negados pelos tribunais regionais - o equivalente a 3,5% dos tucanos que disputam uma prefeitura.

Em seguida aparece o PMDB, com 49 indeferimentos com base na Lei da Ficha Limpa, seguido pelo PP, que tem 30 indeferimentos.

Todos os candidatos barrados pelos tribunais regionais podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os nomes barrados irão aparecer nas urnas, mas todos os seus votos serão considerados sub judice até decisão definitiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já adiantou que não poderá julgar todos os pedidos até as eleições, mas sim até o fim do ano, antes da diplomação dos candidatos.

A maioria dos barrados com base na lei teve contas rejeitadas por tribunais de contas.


Últimas

1 até 20 de 9884   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados