Política

Paulo Afonso (BA) - 08/12/2011

No Recife, João Bosco de Almeida assume presidência da Chesf

G1 Pernambuco
Divulgação

O engenheiro elétrico João Bosco de Almeida, ex-secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, tomou posse nesta quarta-feira (7) como presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Ele recebeu o cargo das mãos de Dilton da Conti, que dirigiu a companhia por nove anos. A cerimônia foi realizada no final da manhã desta quarta-feira, na sede da estatal, no bairro de San Martin, e contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão.

Na cerimônia, Bosco falou dos planos de investimentos em energias solar e eólica, gerada pelos ventos. "A Chesf tem um recurso da ordem de R$ 20 milhões por ano para investir em pesquisa e desenvolvimento. Isso é suficiente para que a gente possa avançar com todos os programas. Queremos priorizar a área de fontes alternativas", afirma. Ele foi secretário de Recursos Hídricos por quase cinco anos e, entre 2006 e 2010, acumulou também a presidência da Compesa. Quem assume interinamente a Secretaria de Recursos Hídricos é o secretário-executivo Almir Cirilo.

O novo diretor-presidente vai comandar a maior das 22 empresas do sistema Eletrobrás. A Chesf tem 14 usinas hidrelétricas e uma termelétrica. Em 2010, o lucro foi de mais de R$ 2 bilhões. A Chesf será acionista de três novas hidrelétricas nas regiões Centro-Oeste e Norte: entre elas está a usina de Belo Monte, no estado do Pará, que tem sido alvo de críticas de ambientalistas por causa da extensa área de floresta que será inundada.

O mandato de Bosco - que é funcionário de carreira da Chesf há 38 anos - vai até 31 de maio de 2014 e depois precisa ser renovado a cada ano. "A Chesf tem aí uma oportunidade com a holding Eletrobras, por ser ela a maior empresa, de participar, não só no Brasil mas fora dele, de empreendimentos que possam aumentar seus rendimentos", afirma o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
 


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados