Economia

Paulo Afonso (BA) - 12/08/2011

Faltam médicos no interior da Bahia

Da redação com dados do interiordabahia
Muitos municipios sentem dificuldades em contratar médicos
Muitos municipios sentem dificuldades em contratar médicos

Apesar disso, muitos municípios baianos sofrem com a falta de profissionais que fixem residência. Com isso, o atendimento à noite e nos finais de semana é deficiente.

Em geral, sobram vagas para estes profissionais nas unidades de saúde do interior, apesar das boas ofertas de salários. Mesmo salários de até R$ 25 mil para trabalhar três dias por semana não atraem os médicos.

A Organização Pan-Americana da Saúde avalia que o Brasil precisa de mais profissionais de saúde e que seria necessário distribuir melhor os médicos pelo país e evitar que eles deixem as pequenas cidades em busca de trabalho nos grandes centros.

Um exemplo disso é o município de Paulo Afonso, de 110 mil habitantes. O prefeito Anilton Bastos  informou que a cidade conta com 92 médicos e precisa de mais 10. Ele paga cerca de R$ 10 mil no Programa Saúde da Família e ainda assim sente muita dificuldade em preencher as vagas. "A questão não é salarial e sim falta de interesse em locais fora da região metropolitana", disse.

 Municípios como Glória, Rodelas, Macururé, Abaré, Santa Brígida, Pedro Alexandre  e muitos outros vem também passando por grandes dificuldades em contratar médicos.

Os prefeitos defendem que o Congresso aprove o mais rápido possível a regulamentação da Emenda 29, que, segundo eles, prevê 10% do Orçamento da União para investimento em ações e programas de saúde.

 "Aumentaria o valor dos repasses para os Municípios investirem em saúde preventiva", diz o presidente da UPB, prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados