Política

Paulo Afonso (BA) - 13/05/2011

Ações da saúde em Paulo Afonso incomodam oposição e surpreendem comissão da AL

Com informação do site www.gilleal.com.br
Divulgação

Os hospitais da Rede Pública de Paulo Afonso foram visitados nessa quinta-feira (12) pela Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia. Os parlamentares que integram a comissão estabeleceram uma agenda de visitas às principais unidades de saúde do Estado, com o objetivo de avaliar a situação dos hospitais públicos baianos. A comitiva de parlamentares, composta pelos deputados estaduais, Pastor Sargento Isidóro (PSB), Eures Ribeiro (PV) e Negromonte Júnior (PP), foi recebida pelo secretário Municipal de Saúde, Luiz Aureliano, para verificar "in loco", as condições de funcionamento das unidades de saúde do município.

O primeiro deles foi o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), mantido pela
Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, os parlamentares visitaram o Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA), mantido pela Prefeitura de Paulo Afonso.

As visitas motivadas a partir de um requerimento de autoria do deputado Estadual Mário Júnior (PP) surpreenderam a comissão de Saúde; que não encontrou nenhuma irregularidade que comprometesse a administração das duas principais casas de saúde da região.

Os vereadores Osildo Alves, Celso Brito Miranda, Aroldo e Edson Oliveira Maciel acompanharam a comitiva em parte do trajeto, porém, não tiveram acesso às instalações do HMPA, pois não eram integrantes da comissão e nem haviam solicitado formalmente esta visita e que implicaria na fabricação dos costumeiros factóides políticos. Uma fonte que recepcionou a caravana, contou que chamou atenção a iniciativa do irmão do ministro das Cidades, Agnelo Negromonte, que assumindo falsidade ideológica, se fez passar por deputado para ter acesso às dependências das unidades de saúde. A pegadinha não colou.

O fato negativo da comitiva foi não ter estendido a visita de rotina até Glória, município administrado pela prefeita Ena Vilma Negromonte, mãe do deputado estadual Mário Junior e esposa do Ministro das Cidades, Mário Negromonte, onde a atenção à saúde encontra-se em estado lamentável.

Durante a inspeção chegou a ocorrer um princípio de tumulto envolvendo o vereador Edson Oliveira Maciel (Dinho), que queria ter acesso à reunião sem fazer parte da comissão de Saúde da Assembleia e o secretário de Saúde Luiz Aureliano, mas a situação foi de imediato controlada. Após a visita a comissão se reuniu com o secretário Luiz Aureliano que esclareceu as denúncias e através de dados e documentos comprovou falta de fundamentos das críticas. Aproveitando o encontro, Aureliano mostrou as ações da saúde do Município, com a contratação de novos profissionais, ampliação das especialidades médicas atendidas e da infraestrutura da rede, além do sucesso do Mutirão de Catarata, bastante elogiada pela Comissão, que a princípio nada constatou sobre as irregularidades denunciadas, devendo encaminhar relatório ao SUS e ao secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla.

 


Últimas

1 até 20 de 9879   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados