Esporte

Paulo Afonso - Bahia - 14/05/2023

Futebol de base: O papel das escolinhas na formação de atletas

Luiz Brito DRT BA 3.913
Divulgaçaõ

No país do futebol, milhares de meninos e meninas nutrem o sonho de se tornar um jogador profissional e vestir a camisa de grandes clubes brasileiros e  europeus.

Sim, estrelas como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo entre tantos outros atletas que marcaram história na modalidade despertam nas crianças e adolescentes o sonho de um dia serem atletas famosos. Para que isso aconteça, muitos pais apostam suas fichas nas escolinhas de futebol.

 É aí onde tudo começa. As escolas de futebol têm sido um dos principais trampolins para meninos bons de bola. Hoje, a maioria dos clubes mantém contato permanente com algumas escolinhas e, de tempos em tempos, envia representantes para testar garotos que se destacam em cada uma delas.

Em Paulo Afonso, esse desejo também impulsiona centenas de jovens. Hoje, o município conta com alguns instrutores  dedicados ao ensino do futebol de campo. Dentre estes se destaca  o projeto  do treinador Bié Andrade. Os treinamentos ocorrem na AABB, com aulas duas vezes por semana. Atualmente o projeto atende a 66 crianças. 

De acordo com o treinador Bié Andrade, além de revelar atletas para times profissionais, a iniciativa visa, acima de tudo, formar cidadãos. A escolinha sobrevive com ajuda dos seus amigos, da eventual ajuda de comerciantes para cobrir custos com transporte, organização e outras despesas de participação em campeonatos na região.

É um trabalho social. A intenção  além projetar jovens para o futuro, é igualmente formar homens para o bem de Paulo Afonso, enfatizou Bié Andrade.

 


Últimas

1 até 20 de 633   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados