Na manhã desta sexta-feira (27), foi realizada a prestação de contas das receitas e despesas da Prefeitura de Paulo Afonso, referente ao 1º quadrimestre de 2022. A audiência, que foi apresentada pela Controladoria Geral do Município, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, e foi acompanhada por populares e representantes dos poderes Executivo e Legislativo.
Segundo o Controlador Geral, Marcelo Santana, é importante que logo no início tenha esse acompanhamento de como estão as finanças do município. “Essa foi a primeira avaliação de como as contas estão sendo executadas logo no início de exercício. São quatro meses, então já dá para se avaliar algumas coisas, o acompanhamento dos índices, como está o comportamento da receita. Esse ponto, o primeiro do ano, é fundamental para nortear o restante do exercício, por isso que a participação de todos para acompanhar esse primeiro quadrimestre é muito importante, porque agora já temos os primeiros diagnósticos de como estão as finanças do município, receita e despesa”, explica.
A apresentação detalhada dos relatórios de gestão fiscal está prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).