Mas como identificar essa minoria de motoqueiros assaltantes? A polícia de Paulo Afonso, acaba de adotar a prática de revistas e bloqueios diários. Nos últimos dias, agentes da Gerência de Trânsito Municipal (Gtran), em conjunto com a Polícia Militar, imprimiram operações de fiscalização de motocicletas em diversos pontos da cidade, principalmente no PCTRAN. De acordo com a PM, o veículo (moto) é usado em quase 65% dos casos de saidinhas de banco e roubos a pedestres.
A maioria das vítimas não tem registrado os casos na delegacia sob o argumento de que a burocracia para fazer o boletim de ocorrência é grande e demorada. Em Paulo Afonso as ações estão previstas para ocorrer semanalmente com o intuito de inibir, fiscalizar e orientar os motoristas sobre a importância de cumprir todos as normas de trânsito.
De acordo com superintende de Operação do Gtran, Gildivan Remígio, essa ação conjunta é de extrema relevância para um melhor ordenamento do trânsito local. “As operações acontecerão em todo o mês de maio e nosso objetivo é coibir as irregularidades que vêm ocorrendo no nosso trânsito local, e assim, promover um trânsito mais seguro”, afirma.