Política

Paulo Afonso - Bahia - 17/09/2020

Pela primeira vez na história, educação de Paulo Afonso não atinge meta do IDEB, afirma Anilton

Leonardo Dias
Foto: Reprodução/JovemPan

Durante a Convenção Partidária do PODEMOS, realizada na noite desta quarta-feira, 16, o candidato a prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, apresentou a homologação da sua chapa. Na oportunidade, Flavinho foi oficialmente apresentado como candidato a vice-prefeito.

Em seu discurso, Anilton afirmou que, pela primeira vez na história, Paulo Afonso não atingiu o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. Medido a cada dois anos, o programa é o principal indicador de qualidade da educação brasileira, calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

“Pela primeira vez depois de tantos anos, nós não atingimos o índice que nós estávamos propostos a fazer, caímos no Ideb depois de tantos anos, o que é que aconteceu?, diminuiu os recursos que estão chegando pra cá?, diminuiu a gestão?”, questionou.

Queda do IDEB em Paulo Afonso

Segundo os indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a rede municipal de Paulo Afonso teve nota 5,1 em 2019 na avaliação de alunos da 4º série/5º ano e não atingiu a meta de 5,4 dos primeiros anos de aprendizagem. Na última avaliação que ocorreu há dois anos, a nota foi de 5,3, o que representa uma queda expressiva.

Na avaliação de alunos do 8º ano/9º ano, a nota de 2019 foi 4,9, atingindo o proposto para a avaliação dos anos finais do ensino fundamental.

Para Anilton, o baixo indicador de Paulo Afonso no IDEB é reflexo do falta de investimento da atual gestão municipal com a educação. “Do jeito que as coisas estão indo não dá mais. Paulo Afonso precisa de mudança, de um gestor que saiba administrar com responsabilidade o município. Está faltando comando. O povo não acredita nesse desgoverno que aí está. Queremos propor mudanças em toda cidade, da área urbana a rural. O povo precisa de voz e trabalho e isso nós temos”, disse.


 

 


Últimas

1 até 20 de 9879   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados