Geral

Paulo Afonso - Bahia - 13/03/2019

ALPA homenageia 7 personalidades femininas na abertura do ano Acadêmico

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação (CMPA) Luiz Brito DRT//BA 3.913
Ascom (CMPA)

Sete personalidades femininas foram homenageadas na noite de ontem, terça-feira, 12 de março, pela Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A cerimônia ocorreu durante a Sessão de Abertura do ano Acadêmico no lotado plenário da Câmara Municipal.

A sessão foi conduzida pelo presidente da ALPA, professor Antônio Galdino. Ao seu lado, na mesa diretora, a presença de personalidades femininas como a professora, bacharela em direito e poetisa Jovelina Ramalho e Socorro Araújo.

Além de Jean Roubert, membro da ALPA, o vereador Mário Barreto, o galinho, participou das homenagens.

A secretária Executiva da Câmara Municipal e integrante da ALPA, Gorete Moreira,  enfatizou a necessidade de se mudar a forma de tratamento, sem inimizades, rivalidades, mentalidade que precisa ser eliminada da cultura feminina. “Mulher ajuda mulher, só assim conseguiremos chegar lá”. Gorete celebrou a presença da figura feminina em todas as esferas da sociedade, principalmente em funções antes ocupadas apenas pelo homem, e que os avanços são visíveis. Fez uma alusão à parceria da Câmara que tem contribuído para as conquistas, pautando programas e projetos importantes que visam promover mudanças necessárias em favor da mulher.

A vereadora Irmã Leda uma das personalidades homenageadas demonstrou a posição de destaque da mulher, “ainda mais quando se considera que sou a única mulher com assento  no Legislativo, destacou, parabenizando a ALPA.

Leda fez uma referência a duas personalidades femininas que deixaram suas marcas: LIzette Alves dos Santos  (primeira vereadora do município)  e Francisca Barros(in Memoriam). E foi em nome delas que agradeceu todas as mulheres que contribuíram, contribuem e contribuirão “para que essa cidade e esse mundo sejam cada vez melhor”.

As outras  seis homenageadas foram  as seguintes:

Advogada Socorro Rolim (OAB) - pelo seu trabalho na OAB de Paulo Afonso;

Empresária Adeilda Xavier (Loja Brisa) - pioneira no comércio de Paulo Afonso e na Ascopa;

Pedagoga Edvalda Aroucha, (AGENDHA) - pelo seu trabalho com as mulheres da área rural;

Professora Marileide Queiroz (Col. Montessori) - pelo trabalho no ensino infantil/fundamental e médio;

Professora Wilma Eugênia de Oliveira – pelo seu pioneirismo na educação na Vila Poty, na Escola Evangélica Antônio Balbino ainda em 1955, que deu origem ao Grupo Sete de Setembro.

Professora Lizette Alves dos Santos, vereadora pioneira da primeira legislatura de Paulo Afonso (1959-1962), eleita em 1958.

 


Últimas

1 até 20 de 2499   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados