Opinião

Paulo Afonso - 09/08/2010

Irrigar é a solução !

Anttonio Almeida Júnior é Médico Veterinário, Empresário, Especialista MBA em Gestão de Negóc
Divulgação

Por: Anttonio Almida Júnior - Neste ano de 2010 estamos vivendo, talvez, o melhor ano agrícola dos últimos tempos. Em se continuando o ciclo de boas chuvas que vem ocorrendo desde o início do mês de junho, os municípos de Santa Brígia, Pedro Alexandre, Coronel João Sá e Jeremoabo deverão colher uma safra recorde de feijão e principalmente, de milho. Naquela região, tem-se, segundo da Embrapa, graças a um maior índice de pluviosidade, uma média a cada dez anos, de dois anos com safra acima da média, seis anos com safra regular e dois anos com perda da safra, às vezes até por excesso de chuvas. Diferentemente do que acontece no município de Paulo Afonso, onde, infelizmente, na média, a cada dez anos colhe-se apenas duas safras e se perde as outras oito.
A Agricultura Irrigada é uma alternativa concreta para quebrar o ciclo vicioso da exclusão social e da pobreza rural do nosso município. No município de Paulo Afonso, estima-se que 9,5 mil hectares configuram-se como solos aptos para a agricultura irrigada, dos quais cerca de apenas 500 hectares estão em produção com técnicas e sistemas de irrigação. Isso significa que aproximadamente 95 % dos solos passíveis de produção, com métodos e sistemas de irrigação, ainda não foram explorados.
Para se ter uma idéia da importância da Agricultura Irrigada, no Brasil os cultivos irrigados representam, aproximadamente, 16% do volume de alimentos e é responsável por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, 42% das exportações e 37% dos empregos brasileiros.
A agricultura irrigada oferece, entre outros benefícios, produção agrícola sem sazonalidade, geração de empregos estáveis, geração de divisas e tributos, modernização do meio rural, redução do êxodo rural, expansão do PIB regional e melhoria da qualidade de vida da população.
Cada hectare irrigado equivale a três hectares de sequeiro (agricultura que não utiliza irrigação) em produtividade física. Com um investimento relativamente baixo, em relação aos benefícios propiciados, a adoção da agricultura irrigada significa uma alternativa de produção agrícola para Paulo Afonso. Os Pólos de Irrigação de Petrolina, Juazeiro, Rodelas, Petrolandia e Glória, dentre outros, demonstram o sucesso dessa alternativa econômica. Desenvolvimento com Justiça Social

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados