Começa no dia 24 de dezembro, segunda-feira, e segue até fevereiro, de 2019, o período de recesso legislativo, onde ficam suspensas as atividades parlamentares, entre elas, sessões ordinárias e solenes.
Durante o recesso, os vereadores suspendem a discussão e votação de proposituras. Já o atendimento à população, como o funcionamento de departamentos administrativos e gabinetes dos parlamentares, permanecem sem alterações. Durante o período, o Executivo pode convocar sessões extraordinárias para a discussão de projetos que precisem de deliberação urgente.
A última sessão plenária ocorre nesta sexta-feira, 21, quando o presidente Marcondes Francisco encerra a pauta e anuncia a votação aberta que vai apontar o novo presidente da Casa e a composição da mesa diretora para o biênio 2019/2020, o vice presidente, além da escolha dos líderes da situação e oposição. Durante esse período de recesso não haverá sessões e nem votações.
Mesmo com o período para recesso muitos desses políticos irão aproveitar para estabelecer alianças e visitar bairros. Isso porque 2019 promete ser um ano quente pró-cenário eleitoral 2020.