O parecer apresentado pelo deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA), relator do projeto de Restruturação da Eletrobrás (PL 9463/2018), propõe a criação de uma Fundação com sede em Paulo Afonso para revitalizar o Rio São Francisco.
A Fundação de Revitalização do Rio São Francisco (Revita) vai receber aportes mínimos de R$ 500 milhões anuais da Eletrobrás pelos próximos 30 anos para coordenar projetos de revitalização da bacia do rio e de desenvolvimento do seu vale.
A proposta do deputado é que a fundação tenha sede no município de Paulo Afonso. "Paulo Afonso é o coração da Chesf e da Eletrobrás no São Francisco, é onde reside o maior complexo de usinas do rio e ainda se encontra na divisa entre Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Nossa ideia está muito bem argumentada nesse sentido", explicou Aleluia.
O modelo proposto cria uma entidade de capital privado (desatrelado do Orçamento Federal) e será coordenada por um comitê gestor que contará obrigatoriamente com três membros das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).
"É um modelo novo que estou propondo justamente para blindar a revitalização de qualquer influência política. Fiz questão de incluir militares no conselho gestor para que a escolha dos projetos obedeça a uma estratégia de Estado, e não de governo", defendeu Aleluia.
HOSPITAL
Em seu relatório, Aleluia também incluiu como parte da Restruturação da Eletrobrás a obrigatoriedade de reforma, ampliação e instalação de UTI no Hospital Nair Alves de Souza. O investimento deve ser de R$ 47 milhões. Após a conclusão das obras, o estabelecimento será transformado em um grande hospital universitário associado à Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).
"Temos uma oportunidade de ouro de concluir finalmente o projeto de ampliação e instalação de UTI no Nair Alves de Souza para, em um segundo momento, transformá-lo em um grande hospital a serviço da população e do curso de Medicina da Univasf. É um projeto ousado, mas não entraria nessa se não tivesse a certeza de que estamos deixando um grande legado para Paulo Afonso", afirmou Aleluia.