Com histórico de luta pela emancipação política administrativa, a Câmara Municipal de Paulo Afonso realiza sessão solene, nesta sexta-feira (15), para conceder o Título Honorífico de Cidadão pauloafonsino ao pernambucano, ex-vereador de Paulo Afonso e o principal responsável pela emancipação política do município, Abel Barbosa e Silva. A cerimonia proposta pelo vereador Jean Roubert (PTB) visa resgatar a história para que as novas gerações se espelhem nessa luta de grandes homens e mulheres que deram o seu melhor em prol de Paulo Afonso. Para o sobrinho do chefe Abel, Edson Lucena, essa homenagem significativa mostra a importância daqueles que se sacrificaram para consolidar a criação do município.
História
De acordo com o professor, historiador e amigo pessoal, Antonio Galdino, a história de Paulo Afonso tem dois cenários: antes e depois de Abel Barbosa e Silva um baixinho, de um metro e meio de altura, natural de Pesqueira/PE, que chegou em Paulo Afonso no dia 4 de setembro de 1950.
“A discriminação revoltante entre a cidade da Chesf, dos ricos, e a Vila Poty, dos miseráveis, irmãos separados por uma cerca de arame farpado, que conseguiu ser piorada quando em seu lugar ergueram um grotesco muro de pedras, foi minha bandeira de campanha para vereador pelo Distrito de Paulo Afonso na Câmara de Glória, em 1954”.
Hoje, afastado da política, Abel é lembrado como um dos grandes líderes e o principal mentor da emancipação política de Paulo Afonso.
A solenidade será realizada no plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira, sexta-feira, 15, a partir das 19h A entrada é livre para quem quiser comparecer.