Geral

Paulo Afonso - 31/05/2010

Crise na UNEB Campus VIII expõe feridas e reabre ditadura

Bob Charles DRT/BA 3.913
Arquivo
Errata tenta maquiar investimento de livro sob suspeita
Errata tenta maquiar investimento de livro sob suspeita

Uma comissão de alunos entrou com uma ação no Ministério Público da Bahia pedindo investigação sobre o suspeito desvio de recursos destinados a investimentos no laboratório de pedagogia da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) Campus VIII em Paulo Afonso, cidade no sertão baiano situada a 480 km da capital.

De acordo com a denúncia, o recurso destinado ao laboratório teria sido usado para outros fins, entre eles, para financiar um livro de um professor amigo do diretor da UNEB local, Juracy Marques, com o título: "Educação Holística". Este livro havia sido contabilizado como revista acadêmica. Ao ser questionado pelo DA (Diretório Acadêmico) de Pedagogia, o diretor logo providenciou e anexou uma "tosca" página, solta dentro do livro com o termo "errata", onde colocava a logomarca e ficha técnica da UNEB como justificativa do apoio.

Outra denúncia refere-se ao Concurso para o Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da UNEB, onde figuram na lista de aprovados diversos correligionários do PV (Partido Verde), que teve sua primeira edição cancelada através de uma ação jurídica onde apontava irregularidades. Após as supostas correções, os resultados foram parcialmente aceitos pelo MP e pela reitoria, mas não pela sociedade pauloafonsina, que até agora não engoliu o imbróglio.

Para completar a novela do concurso do mestrado, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Federal (MPF) em Paulo Afonso (BA); a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) comprometeu-se a realizar uma nova seleção para o Mestrado do Programa em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) com oferta de, no mínimo, mais 15 vagas. Pelo TAC, o edital deve ser lançado até o próximo dia 30 de junho.

O TAC foi assinado na última quarta-feira, 26, pelo procurador da República Marcial Duarte Coêlho, o pró-reitor da UNEB, José Cláudio Rocha, a procuradora Jurídica da Universidade, Rosilene Evangelista da Apresentação, e o Diretor da UNEB Paulo Afonso, Prof. Juracy Marques dos Santos.

O documento prevê, ainda, que todos os candidatos inscritos no processo seletivo anterior sejam informados da nova seleção e sejam isentos da taxa de inscrição. Isto quer dizer que o TAC pretende corrigir o erro provocado pelo concurso anterior, já que não se trata de uma nova escolha.

Os atos de denúncia contra o diretor Marques da UNEB Campus VIII provocaram revanchismo por parte do gestor, que resolveu intimidar alunos e professores na tentativa de coibir a ação, além de ameaçar de demissão e expulsão aqueles que insistirem nas denúncias.

 

A UNEB em Paulo Afonso, sempre teve uma história de luta e desafios, mas com coerência e respeito, agora tomou outras proporções e impressões quando resolveram partidarizar a instituição.

Esta semana, Alunos, funcionários e docentes vão às urnas no campus VIII da Universidade. Por meio do voto democrático, escolherão o novo diretor do Departamento de Educação do Campus da instituição.

O atual diretor, Juracy Marques não disputa a reeleição. Os professores Dorival Pereira e Eloy Lago encabeçam as duas chapas. E não têm medido esforços verbais, durante diálogos com estudantes, para tentar ocupar o principal posto da universidade estadual.  O Prof. Dorival, apoiado abertamente por Juracy já enfrenta diversos ataques, relacionados ao nepotismo na DIREC 10 (Diretoria Regional de Educação da 10ª Região), no qual foi diretor, além de denúncias relacionadas ao recebimento de salário da Escola Carlina B. de Deus, no período que assumia sua legislatura na Câmara Municipal de Paulo Afonso, onde foi eleito vereador em 2004, hoje ele está ressarcindo este dinheiro aos cofres públicos.

 

Atirando para todos os lados

 

Para desviar o foco das suas "responsabilidades", o professor Juracy resolveu atacar, pasmem, até a Professora Lúcia Teixeira, uma entidade viva de nossa cidade, que traz consigo o carinho e respeito não só do meio acadêmico, mas de toda a sociedade pauloafonsina. Laureada de Moções, homenagens e títulos, a psicóloga e professora Lúcia Teixeira, que há 27 faz parte da construção e da história da UNEB no município, além de outras instituições de ensino, recebeu uma reprimenda por ter revelado a sua opinião em relação ao Concurso do Mestrado, onde o diretor Juracy Marques insinua que a professora faz parte dos denunciantes de tais irregularidades, e que devido aos seus comentários expôs as máculas da entidade para o público em geral. Para a comunidade acadêmica e colegas de trabalho, uma acusação absurda e insensata, totalmente fora do perfil da docente, que não se esconde atrás de anonimato para fazer críticas.

Agora denunciar erros e falar a verdade dentro e fora da UNEB é crime sujeito a severas punições. Não sabe o Mestre e Doutor Juracy Marques, que ele está perseguindo personagens que fazem parte do "capítulo do bem" da história local, diferente da que ele fará parte, após a apuração das denuncias.

A UNEB em Paulo Afonso, sempre teve uma história de luta e desafios, mas com coerência e respeito, agora tomou outras proporções e impressões quando resolveram partidarizar a instituição.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados