Geral

Paulo Afonso - 17/05/2010

Em Paulo Afonso, capacetes oferecem perigo a passageiros

Bob Charles
Ilustração

De acordo com um médico infectologista,os vírus de doenças como tuberculose, meningite e gripe suína podem permanecer vivos por períodos que variam de 30 minutos até 48 horas nesses acessórios, causando a transmissão imediata a partir do contato com as mucosas do nariz e dos olhos no momento em que são utilizados por outras pessoas. O infectologista recomenda que seja feita sempre a higienização do capacete logo após o uso pelo passageiro.

Ele lembra que o risco de transmissão de doença pelo capacete é o mesmo que as pessoas correm ao entrar em ambientes fechados e com grande concentração de gente. "O importante é orientar os passageiros para que tenham sempre a preocupação com a higiene, lavar bem as mãos e, no caso dos proprietários de mototáxis, ter o cuidado de limpar os capacetes e aprenderem a usar touca descartável descartável", explicou. Além das doenças respiratórias, o uso indiscriminado do capacete pode ser também via de contaminação do couro cabeludo. Doenças como micoses e piolho podem ser transmitidas por que os agentes causadores podem ficar alojados no capacete. Uma usuária do serviço de mototáxi, que prefere não se identificar, afirma que dificilmente o passageiro toma o devido cuidado com a higienização do capacete antes de utilizá-lo. "Essa limpeza não acontece e eu, enquanto usuária, já me sinto apreensiva, tanto que já evito utilizar o mototáxi", conta ela, citando o caso de uma amiga que pegou piolho ao utilizar o acessório. "Eu era usuária assídua no deslocamento diário pela cidade inteira e algumas amigas me falaram desse problema. Acho que quem deve ter o cuidado de limpar o acessório é o mototaxista", observa ela, lembrando que, muitas vezes, o capacete está molhado e com mau cheiro.

Entre os mototaxistas, a questão acaba dividindo opiniões. Há os que defendem que o equipamento seja limpo e substituído pelo menos uma vez por ano. Enquanto outros não se preocupam com a higiene e a segurança do acessório.

 


Últimas

1 até 20 de 2499   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados