Entretenimento

Paulo Afonso - Bahia - 14/01/2017

Turismo está entre os serviços que despencou no município

Por Luiz Brito DRT 3.913
Publcidade

Não há dados oficiais, mas a olho nu as estimativas apontam que depois da falta de oportunidade de emprego, o turismo em Paulo Afonso, foi um dos serviços que despencou nos últimos meses. Até novembro de 2016 a queda no volume de serviços nessa categoria teve baixa expressiva. Um dos motivos seria a ausência da criação de novas rotas que segundo um consultor da área, estão afastando os turistas. "Não se tem diálogo com as agências e operadoras de turismo do Brasil, que são as responsáveis pelas viagens para cá, nem há diálogo permanente e necessário com hotéis, restaurantes, comércio, da cidade".

O bondinho por exemplo não funciona há mais cinco anos, o modelo reduzido, está abandonado, o touro e a sucuri, ganhou uma nova nomenclatura (o boi e a cobra), foi engolido pelo mato, por essas e outras razões é que municípios minúsculos como água Branca (AL) e Canindé de São Francisco (SE) dia-a-dia ganham mais atenção dos turistas deixando os roteiros pauloafonsinos distantes da lista Top de locais mais procurados. O novo secretário de Turismo, Industria e Comércio, Regivaldo Coriolano da Silva, precisa urgentemente criar mecanismos de estratégias de marketing e de promoção, que incentivem, difundam e promovam a prática e o desenvolvimento da atividade turística no Município; e ainda, fomentar o intercâmbio permanente com outras cidades da região. 

Nota da redação:

Sobre a matéria acima recebí de um dos meus tres leitores a seguinte nota que publico com algumas restrições:

Muito bom o texto sobre o turismo e suas carências. E há muito mais o que dizer, muuuuito, como o abandono da limpeza dos lagos (todos), não são o do Touro e Sucuri. O do balneário, que limparam para as eleições já está totalmente sujo de novo.

O bondinho e o modelo reduzido (assim como o lago): falta de diálogo com a Chesf (o que vai piorar, por questões políticas...)

A falta, há anos, de um trabalho de marketing, como você citou. Não se tem diálogo com as agências e operadoras de turismo do Brasil, que são as responsáveis pelas viagens para cá, nem há diálogo permanente e necessário com hotéis, restaurantes, comércio, da cidade. Não se tem um folheto, um vídeo...

A situação chegou a um ponto que o diretor de turismo, que é o cargo do chefe do departamento que cuida efetivamente do turismo, até 2016 era um funcionário da Contabilidade.

A situação é ainda pior se considerarmos o abandono do Conselho Municipal de Turismo e do Conselho Regional de Turismo, este sediado em Paulo Afonso e construído depois de muita luta.

Tudo isso foi abandonado.

Quando Jânio Soares era o Secretário de Turismo, o orçamento de sua secretaria era de mais de 8 milhões dos quais, para o turismo, era zero. Tudo era aplicado nas festas, principalmente na COPA Velas, onde, em uma delas chegou a se pagar mais de 500 mil reais a Ivete Sangalo...

A visão desse pessoal aí sobre o turismo é também zero, assim como o interesse de valorizar esse potencial...

E nessa relação de omissos poderia citar uma lista imensa, de secretários a gestores, de vereadores, por aí...

 

 

 


Últimas

1 até 20 de 764   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados