Entretenimento

Paulo Afonso - Bahia - 27/04/2016

Casa da Cultura será inaugurada na sexta-feira,29

Por: Antonio Galdino - www.folhasertaneja.com.br
Reprodução

Será inaugurada na sexta-feira, 29 de Abril, às 19 horas, a Casa da Cultura, na Av. Getúlio Vargas, onde funcionou durante anos a Câmara Municipal de Paulo Afonso.

Em 2009, nasceu a proposta do Professor Antônio Galdino, então Assessor de Comunicação da Prefeitura, para o aproveitamento desse imóvel, há anos fechado, para que ali funcionasse o que se chamou na época de Arquivo de Documentação Histórica de Paulo Afonso com o objetivo de preservar o patrimônio artístico, cultural e de imagens do município.

A essa ideia juntaram-se as preocupações do professor Roberto Ricardo, presidente do IGH, para que o Instituto Geográfico e Histórico da Microrregião Sertão de Paulo Afonso – IGH-MSPA tivesse ali o seu espaço, assim como a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, presidida pelo também escritor Francisco Araújo Filho. Dessa luta também participaram outros escritores como João de Sousa Lima, que veio a assumir o Departamento de Cultura, Professor Fernando Silva, Professor Edson Barreto e outros membros tanto da ALPA como do IGH.

Daí se consolidou que o prédio da antiga Câmara se transformasse na Casa da Cultura de Paulo Afonso, reunindo no mesmo espaço o IGH, a ALPA e o que passou a se chamar de Arquivo Público Digital.

Em Maio de 2014, o prefeito Anilton Bastos assinou a ordem de serviço da reforma destas instalações e a sensibilidade da arquiteta Patrícia Alcântara, Secretária de Planejamento da Prefeitura, concebeu uma reforma que oferecesse conforto, aclimatação para os novos inquilinos e visitantes mas teve o cuidado de manter preservadas características do prédio original na sua fachada e em seu salão principal, onde funcionará um pequeno auditório com 48 lugares.

Cada sala da Casa da Cultura homenageará pauloafonsinos, de nascimento ou adoção, que deixaram sua contribuição à história e à cultura do município.

Assim, a Sala da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA - terá o nome de Euclides Batista Filho, escritor, memorialista, ex-Secretário de Administração do município, intransigente defensor dos pioneiros de Paulo Afonso, que faleceu no dia 15 de Fevereiro de 2015.

A Sala do Instituto Geográfico e Histórico da Microrregião Sertão de Paulo Afonso – IGH-MSPA, por iniciativa e sugestão do presidente do IGH, Professor Roberto Ricardo, terá o nome de João Pedro Canossi, italiano, morador de Paulo Afonso desde 1991, um baluarte para a criação diga. Canossi faleceu em 20 de Junho de 2005.

A Arquivo Público Digital terá o nome de Bret Iolas Cerqueira Lima. Ele nasceu em Salvador em 24 de Julho de 1919, chegou em Paulo Afonso em 24 de Março de 1949, para trabalhar na Chesf e desenvolveu intensa atuação na vida social, na cultura, esporte e na educação no município. Recebeu o título de Cidadão de Paulo Afonso que lhe foi entregue no dia 16 de Abril de 2002. Faleceu em 10 de Setembro de 2013 e suas cinzas, conforme seu desejo, foram jogadas nos adutores das Usinas Paulo Afonso I e Paulo Afonso II


Últimas

1 até 20 de 764   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados