Bastidores

Paulo Afonso - Bahia - 25/01/2015

Especulações a respeito da disputa da prefeitura de Paulo Afonso em 2016

Luiz Brito
Divulgação

Obviamente que o atual prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT) não será candidato à reeleição em 2016. Agora, começarão a surgir nomes da oposição para disputar a prefeitura da terra da energia. No momento, pelas minhas observações do movimento do tabuleiro político, vejo dois personagens que podem se aventurar na disputa. O ex-prefeito Paulo Barbosa de Deus (DEM) e o recém eleito deputado federal Mário Júnior (PP) . No caso de PD, na minha avaliação, disputar a eleição de 2016 é uma questão de sobrevivência política. O pleito municipal será uma oportunidade de Paulo de Deus permanecer na mídia e em contato com o eleitorado do município, perdido desde que ele optou por deixar a prefeitura de PA e se lançar candidato a prefeito de Canindé de São Francisco(SE). 
Já Mário Júnior (foto) com um salário de 33,7 mil  a partir de fevereiro, além  da ajuda de custo do cotão, do auxílio-moradia e dos gastos com verba de gabinete, aparece como o melhor nome da oposição, entretanto, pelas razões acimas expostas, a possiblidade de ele sair candidato me parece descartada. Logo o candidato da oposição com chances reais de disputar o pleito será Val Oliveira  ou Dinho. Mesmo sendo  boa pinta e dono de um  bom discurso, tal qual o pai Negromonte, Mário Junior vai manter o seu nome em evidência e aumentar as suas chances a uma eventual disputa pela prefeitura de Paulo Afonso, mas em 2020.

Outro na fita
Também o deputado federal Luiz de Deus (DEM) que ficará sem mandato nos próximos dias  pode ser lançado candidato em Paulo Afonso. A depender do seu estado de saúde, se  o "cacique" resolver se candidatar Anilton abre mão de qualquer um outro nome que esteja imaginando.

De volta à origem

Assistindo o desencanto do prefeito Anilton neste segundo ano de sua terceira gestão, acho que  o deputado Luiz de Deus (DEM) poderia pensar em recomeçar a sua carreira política. Justamente por onde começou. Se não fizer como o ex-prefeito Paulo de Deus, seu mano, que decidiu tentar sem êxito a prefeitura de Canindé do São Francisco, em Sergipe,  poderia ser candidato no município em 2016. Aliás, o prefeito Anilton retornou de Salvador em companhia de Luiz Deus esta semana. Tiveram tempo de sobra para aparar arestas.  Resumo da ópera, enquanto não surgirem novidades tudo permanecerá o mesmo. Então bola pra frente…

Sem liderança
Ha algum tempo o município de  Paulo Afonso deixou de ter a fábrica da shincariol instalada na cidade.  A época  ninguém disse nada,  mas pesou na decisão o completo silêncio dos deputados, prefeito e vereadores de Paulo Afonso, que não fizeram uma moção sequer para manter em Paulo Afonso o escritória da Coelba.. Onde eles estavam?

Repassando
Estou repassando o que me confidenciaram mas não pediram segredo. São cada vez mais fortes os rumores de que a Águia branca posou na horte de um certo secretário municipal. A turma de choque de Paulo de Deus montou um verdadeiro QG para tomar nota dessas denuncias. Vem chumbo grosso por ai!.

De malas prontas
Janeiro está chegando ao fim e a reforma administrativa, tão necessária para dar rumo ao governo Anilton, parece que não sai. No início do mês teve secretário arrumando gaveta mas, se depender do prefeito, tem que pedir para sair.

“Guerra” insana
Um município  com pouco mais de 120  mil habitantes, uma natureza exuberante e potencialidades imensas com uma diversidade biológica e humana incríveis. Um micro universo no norte baiano  que poderia se tornar um paraíso. Enquanto isso vejo gente sem criatividade se digladiando por poder político. Lamentável.

Despedida
O deputado federal Luiz de Deus está se despedindo de Brasília. A pergunta que não quer calar é:  deixou algum pedido de emenda ao orçamento. Principalmente para a área de saúde que sempre foi seu forte?.

Ano decisivo

Os prefeitos que serão candidatos à reeleição precisam ficar atentos com as suas gestões. Uma eleição se ganha por antecedência. Quem estiver muito “enrolado” pode esquecer. Será difícil conseguir nova chance do eleitorado. A coluna se refere principalmente ao prefeito de Santa Brígida, Gordo de Raimundo (PT).

Desafio
O segundo mais votado deputado federal na Bahia, terá a chance de se tornar uma nova liderança política em Paulo Afonso. Isso se souber aproveitar a potencialidade do legislativo e aproximá-lo da população.

Nada mudou
Em Paulo Afonso, nada mudou e nem parece que vai mudar. Afinal o governo é o mesmo e a oposição é a mesma. O povo também é o mesmo e fez a mesma escolha que tem feito há mais de 20 anos. Enquanto não surgirem novidades tudo permanecerá o mesmo. Então bola pra frente…O roteiro parece não mudar nunca. Aí vem a próxima eleição e mais promessas e novas decepções. Até um dia quando a paciência infinita do povo chegar ao limite…

 

* BASTIDORES a sessão preferida dos leitores de Paulo Afonso


Últimas

1 até 20 de 2540   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados