Economia

Paulo Afonso<> Bahia - 21/04/2014

Conta de luz fica mais cara em 415 cidades baianas a partir desta terça

Luiz Brito com informação do Correio.
Divulgação

A partir desta terça-feira(22) começa a valer o reajuste da tarifa de energia para consumidores residenciais e empresariais da Bahia aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nas residências, a conta vai aumentar 14,82%. Já entre as empresas, será de 15% para consumidores de baixa tensão e 16,04% para os de alta tensão.Em Paulo Afonso projeto de Lei aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Anilton vai isentar 20 mil famílias do pagamento da TIP que consomem até 100kwh/mês. Já os que consumirem acima disso terão uma majoração no consumo superior a 1000%, segundo cálculos do empresário Francisco Rodrigues  Neto, proprietário de uma loja na Avenida Getúlio Vargas. Os numeros apresentados por Chico da Rio Malhas, foram de imediato contestados pelo vereador Antonio Alexandre (PR). Para o parlamentar a matemática é exata "que quem consome mais, paga mais.

O aumento será sentido integralmente na fatura do mês de maio. Segundo a Aneel, são 5,3 milhões os consumidores afetados, localizados em 415 municípios da Bahia. Ficam de fora as cidades de Jandaíra e Rio Real, que são abastecidas pela companhia elétrica sergipana Sulgipe.

 O reajuste médio, de 15,35%, aprovado pela Aneel, ficou abaixo do pedido pela Coelba, que era de 18%. A companhia alegou que  o principal item de custo na composição desse aumento foi a compra de energia, que teve elevação de cerca de 17%, além de despesas dos últimos 12 meses que precisaram ser cobertas.

 Além da Bahia, a Aneel concedeu ontem reajuste a outras três companhias elétricas, localizadas em Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará.


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados