Política

Paulo Afonso (BA) - 15/07/2013

Eletrobras e Chesf entram em greve por tempo indeterminado

Assessorias / Eletrobras Alagoas e Sindicato dos Urbanitários
Serviços essenciais terão prioridade quando houver descontinuidade de energia
Serviços essenciais terão prioridade quando houver descontinuidade de energia


As Empresas Eletrobras receberam das entidades sindicais representativas dos seus trabalhadores um comunicado de greve por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (15).

A Eletrobras Distribuição Alagoas, por sua vez, reafirma seu respeito ao direito de greve, mas adotará medidas que garantam o fornecimento de energia elétrica confiável e de qualidade a todos os seus consumidores de Alagoas e, para isso, conta com o apoio, empenho e alto grau de responsabilidade de seus colaboradores.

Durante o período de greve, as equipes de operação e manutenção estarão trabalhando com contingente otimizado para atender às demandas cotidianas e para que não haja a descontinuidade dos serviços essenciais. Pelo Call Center: 0800 082 0196, os atendimentos serão realizados normalmente.

Para aqueles consumidores que precisarem utilizar os serviços de alguma das lojas de atendimento da distribuidora, pedimos que entrem em contato, primeiramente, com o Call Center e confirmem qual a unidade mais próxima estará disponível para realizar o atendimento.

A Eletrobras Distribuição Alagoas trabalha na expectativa de chegar a uma solução equilibrada para a questão, o mais rápido possível, e agradece a compreensão de todos.

Sindicato

Após uma grande participação no dia 11 de julho, onde juntamente com as demais centrais sindicais os/as trabalhadores/as da Eletrobras e da CHESF Alagoas marcharam por suas bandeiras de luta, a categoria agora, dando sequência à Campanha Salarial, entra em greve por tempo indeterminado, a partir do dia 15 de julho, em busca de um acordo coletivo justo, sem redução de conquistas e sem discriminação entre trabalhadores/as. A contraproposta apresentada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, foi de manutenção das conquistas e avançar, garantindo 3% de ganho real e 4 talões no valor de R$ 750 cada um, como forma de abono.

O Sindicato informa que durante o período da greve não haverá atendimento ao público. Apenas os serviços essenciais serão mantidos, inclusive reclamações via 0800 e falta de energia. A greve é nacional e atinge todas as empresas do sistema Eletrobras, incluindo geração, transmissão e distribuição.

Na terceira rodada a empresa ofereceu correção dos benefícios pela inflação, que pelo IPCA é de 6,49%; abono de três talões de tickets; congelar o adicional por tempo de serviço; e suspender temporariamente a aplicação da periculosidade até que seja regulamentado. A contraproposta da categoria pede ganho real de 3%, sendo 2% agora e 1% em janeiro.

Há ainda outros impasses que impedem a negociação, além da questão financeira. A Eletrobras quer incluir no ACT que os/as futuros/as empregados/as não tenham o mesmo direito dos/as atuais funcionários/as, mas apenas os direitos definidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

A categoria espera que haja sensibilidade do governo federal, no sentido da reabertura do processo de negociação, com a apresentação de uma proposta que atenda aos anseios dos/as trabalhadores/as, colocando assim, um fim a greve por tempo indeterminado.


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados