Entretenimento

Paulo Afonso - Bahia - 08/11/2021

Exu prepara-se para 2ª Caminhada das Sanfonas

Carlos Britto
Foto: Divulgação

Em comemoração aos 109 anos do Rei do baião Luiz Gonzaga, A cidade de Exu (PE), sua terra-natal, realizará a 2ª Caminhada das Sanfonas. O evento tem o objetivo de manter viva a memória de Gonzagão e o instrumento que o imortalizou.

 

Para isso, a produtora cultural Marlla Teixeira dará mais uma vez aos sanfoneiros a oportunidade de mostrar o trabalho deles e, consequentemente, prestar diversas homenagens ao ‘Mestre Lua’ (como Gonzagão também era carinhosamente conhecido).

 

A 2ª Caminhada das Sanfonas acontecerá na próxima sexta-feira (10), às 17h, com concentração na Praça Luiz Gonzaga, Centro de Exu.

 

De acordo com Marlla Teixeira, esta segunda edição marca ainda a retomada do setor cultural e de economia criativa. “A Caminhada das Sanfonas foi criada no ano de 2019, com o objetivo de resgatar e rastrear os sanfoneiros das regiões sertanejas, promovendo a cultura Gonzagueana e suas vertentes“, conta Marlla, ressaltando que é um evento gratuito.

 

A primeira edição reuniu mais de 100 sanfoneiros, de todos os gêneros e faixas etárias, com a participação do Projeto Asa Branca – Escola de Sanfona de Exu. “Na programação de 2019, contamos com a apresentações do Grupo da Associação de Mulheres As Karolinas, desfile de Vaqueiros encourados e um lanche com comidas típicas para os participantes“, lembrou Marlla.

 

Este ano a caminhada fará parte do primeiro evento-modelo de Feira de Economia Criativa, com exposição de artesanato, declamação de poesia, dança, apresentação cultural e artes de profissionais de Exu, com foco no trabalho manual feito nas associações, e que tenham como fonte de renda primária.

 

Programação

 

Além da 2ª Caminhada das Sanfonas, a programação contará com a 2ª Cavalgada Viva Gonzagão e a Feira de Artesanato das Karolinas. A feira acontece entre os dias 9 e 12 de Dezembro. “A sanfona é um dos instrumentos mais populares do Brasil. Devido à pandemia da Covid-19, não tivemos a caminhada ano passado. Portanto, este encontro através da caminhada é importante porque possibilita aos cidadãos um tipo de entretenimento que, ao mesmo tempo, promove e valoriza nossa cultura“, finalizou Marlla.


Últimas

1 até 20 de 764   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados