Economia

Paulo Afonso - Bahia - 28/10/2021

ARMADILHA DA COMPETÊNCIA: O que devo fazer para me proteger?

Leobson Kleber Sena Teles
Foto; Divulgação
Leobson Kleber Sena Teles
Leobson Kleber Sena Teles

Vamos iniciar com um pouco de história sobre uma grande multinacional gigantesca, mas que tem uma lição valiosa para o nosso negócio, para avaliarmos o quanto efetivamente estamos construindo o futuro da empresa.

Vamos lá!

Imagine ano de 1973, estávamos terminando a época dos hippies, neste período a Multinacional Xerox era super gigantesca, chegando ao ponto de se transforma em um verbo (copiar, xerocar), é absolutamente incrível o impacto que esta empresa conseguiu no mundo. Ela desenvolveu algo revolucionário, que foi o primeiro computador portátil da história, eles estavam com uma visão a frente de qualquer concorrente, inclusive já possuía características que depois a Apple utilizou, como por exemplo a interface gráfica ou visual que trabalhava com janelas, de forma que era extremamente intuitivo, a pessoa já tinha o mouse e nós navegávamos nos programas através destas janelas, bem diferente do “DOS” (Acredito que alguns lembram daquela tela preta horrível, sem beleza visual). Ou seja, eles estavam anos luz a frente.

Todo o projeto foi desenvolvido por um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de dentro da Xerox. Porém o que aconteceu? Simplesmente os Líderes, os executivos de alto escalão não deram a importância devida, não fizeram o marketing, não enxergaram o quanto isto era visionário ou revolucionário e o quanto todo o mercado estava com tendência nesta direção. O restante da história podemos observar que apareceram Steve Jobs e Bill Gates que começaram a construir em absoluto verdadeiros impérios, onde o próprio Steve Jobs afirmava que: “Eles (a Xerox) tinham tudo nas mãos, eles tinham a faca e o queijo para dominarem por inteiro o mercado de computadores da época.”

Esta história, por incrível que pareça, é muito comum, pois se trata do que chamamos em gestão administrativa, de Armadilha da Competência, e ela acontece quando aquilo que o gestor “faz bem” ou aquilo que te “faz ser muito bom perante avaliação sua e das pessoas”, e isto, por incrível que pareça, pode estar te impedindo de construir um futuro em algo que você poderia realmente ser absolutamente único, ações que você poderia trazer novidades, inovações ou modernidades em relação ao mercado, mas você pode estar preso a paradigmas ou concepções que clamam por mudança e muitas das vezes você não percebe.

Ou seja, o que somos bons, o que nos faz conseguir os melhores resultados, o como estamos executando e o como está a aceitação das minhas ações no mercado de hoje, pode estar nos sabotando e nos colocando em Armadilhas da Competência, que nos farão se arrepender amargamente por tomar decisões erradas por ter visões míopes sobre a realidade.

O que podemos fazer na prática para não cair nessa Armadilha? Para superar ou vencer precisamos começar a pensar fora da caixa e dedicar no mínimo 01 hora por semana pensando única e exclusivamente no FUTURO DA EMPRESA. Para que tenha resultado, durante este período, devemos nos desligar totalmente de nossas rotinas diárias empresariais e comuns. Lembre-se que é um momento no qual você irá procurar um estado de espírito livre, em que você pense unicamente em como construir o futuro de sua empresa, avalie quais ações você está deixando de fazer ou que está lhe impedindo de surfar na onda de uma revolução que poderia ser imensa em seu segmento e, por fim, o que estamos deixando de enxergar enquanto nos dedicamos a visualizar somente coisas pequenas, que irão somente nos manter nos lugares que já estamos a tanto tempo com resultados inexpressivos ou sem resultados.

Então esta é a solução, tenha este horário como o mais nobre da semana e lembre-se que o futuro é o lugar que estaremos, querendo ou não, e o orgulho pode estar te sabotando!!!

 

Autor: Leobson Kleber Sena Teles


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