Opinião

Paulo Afonso (BA) - 26/10/2010

Seca no rio amazonas: aqui é indiferente?

silvano wanderley ferreira (vanoferreira@hotmail.com)

Pode ser que não, mas da forma como está sendo usado e tratado logo logo o Rio São Francisco poderá sentir esses efeitos e agonizar.

O rio Amazonas por sua dimensão e por sua importância, está no leito de uma UTI do tempo, à espera de uma recuperação, que antes ninguém imaginava acontecer, basta, meus caros, lerem os noticiários em geral.

Ele agoniza de forma assustadora para todos, inclusive, para quem está distante, impondo uma lição: Precisamos aqui respeitar e aplicar políticas públicas ambientais no Rio São Francisco.

Quem sairá prejudicado com essa seca, caso aconteça com o Rio da Integração Nacional, ou seja, o Rio São Francisco?

Todos sem exceção.

È necessário uma inserção na recuperação das regiões ribeirinhas ao longo do trajeto do rio, faz-se importante discutirmos já, sua recuperação e revitalização, e repito, sem embargo, que o  nosso Velho Chico, precisará nos próximos 10 anos revitalizar, e convoco a sociedade em geral organizada para elaborar um estudo mais pragmático e sério e levar adiante de maneira revolucionária aos tecnocratas e políticos que tenham interesse tanto eleitoreiro como social, que façam um programa linear direto com o próximo Presidente do Brasil, e mostre que este Rio é passivo também de seca e desastres sazonais que tenham efeitos iguais aos que está acontecendo com o Rio Amazonas.

Com a palavra nossos deputados e seus assessores que tenham interesse pela vida, pois, água é vida.

Existem diversos estudos de impactos ambientais, caso ocorra uma seca no velho Chico, mas existem milhares estudos para sua revitalização, o que falta, é acontecer um desastre de proporções gigantescas e que afetam a vida de todos que moram ao lado deste Rio tão importante para o Nordeste  e principalmente para nós Nordestinos.

Então, meus caros, devemos cobrar pensando já na seca do Amazonas, pois lá a situação agrava-se a cada dia, imagine aqui..........


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados