Economia

Paulo Afonso - Bahia - 03/08/2021

CONFRONTO: A verdade dói, mas também cura!

Leobson Kleber Sena Teles é Economista.
Foto: Arquivo pessoal

Em se tratando do momento com tanta instabilidade no mercado como estamos vivenciando, será que sua empresa ainda pode dobrar de tamanho todos os anos? Nestes 20 anos de consultorias em diversas empresas pelo Brasil, dialogando com centenas de empresários e futuros empresários, percebe-se um padrão muito claro que leva a estagnação do seu negócio. 

Muitos acreditam que o problema está na venda, outros afirmam que está no marketing ou porque meu financeiro não está estruturado ou, então, a falta de incentivo por parte do estado. Mas na verdade o problema principal está pela falta de “Confronto”, ou melhor, a falta de enfretamento com os dilemas da gestão interna das empresas.

Com isto, quero te passar alguns cuidados que você precisa ter para poder saber confrontar.

Em primeiro lugar, é muito importante você saber diferenciar entre confrontar pessoas e opiniões, para isto é necessário reaprendermos, pois devemos trazer mais para o nosso cotidiano o hábito de confrontar opiniões. Pois precisamos mostrar que estamos em desacordo com a forma como as coisas e ações estão sendo implantadas ou executadas e não com as pessoas que estão a frente. Em resumo, não devemos confrontar pessoas e sim as ideias.

Segundo lugar, aprenda a não ser você o único confrontador da empresa, mas abrir espaço, também, ou criar uma cultura na empresa onde exista uma abertura total de opiniões, onde o gestor deve dar liberdade para que seus colaboradores possam se expressar e até mesmo serem discordantes do mesmo. Mas, jamais esqueça, que da mesma forma que o gestor está aberto o colaborador tem estar na mesma proporção de abertura de espaços para ouvir.

E por fim, não tenha medo de ter pessoas mais fortes que você na sua equipe, você não precisa ser a mais inteligente ou mais esperta, o que você precisa é tornar estas pessoas mais confiantes e fortalecidas em suas capacidades, sentindo a todo tempo que são capazes de ir muito mais além.

Com a implantação de uma cultura de confrontos e de abertura de opiniões na sua empresa, você irá evitar um ambiente negativo, totalmente desmotivado, as pessoas serão mais transparentes, consequentemente, os problemas irão aparecer, mas a verdade e a união estarão juntas nas lutas pelas resoluções e, principalmente, as decisões para o alcance das metas serão muito mais inteligentes e participativas.

Entender isto, é entender a verdadeira raiz porque a sua empresa está estagnada. Entender isto, é remover essa paralisia que está impedindo a sua empresa de dobrar de tamanho um ano após outro.


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados