Política

Paulo Afonso - Bahia - 15/11/2020

Eleições 2020: Apuração pode ser acompanhada em tempo real através de aplicativos

Redação:DP
(Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou os aplicativos “Resultados” e “Boletim na Mã
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou os aplicativos “Resultados” e “Boletim na Mã

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou os aplicativos “Resultados” e “Boletim na Mão” para quem quiser acompanhar o resultado das Eleições Municipais 2020 ao vivo. Com essas ferramentas, o eleitor poderá acompanhar e obter os resultados das eleições em tempo real.

Com o app “Resultados”, o cidadão, além de acompanhar, poderá – a partir dos votos já apurados – obter os resultados das eleições em sua cidade. Já o “Boletim na Mão” disponibilizará uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais, possibilitando que o eleitor atue como um fiscal das ações durante o pleito.

“Resultados”

Após instalar o app em celular, basta o eleitor adicionar a unidade da Federação (UF) e o município sobre o qual quer saber o resultado. Feito isso, a pessoa poderá consultar tudo sobre os candidatos que estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador na cidade selecionada.

Após a totalização, os votos são transformados em arquivos e disponibilizados no aplicativo, onde os interessados poderão buscar os resultados sem a necessidade de intermediários.

“Boletim na Mão”

Por meio do “Boletim em Mão”, qualquer cidadão poderá obter uma cópia digital dos resultados da seção eleitoral. Após o encerramento da votação, a urna imprime um relatório que contém o total de votos recebidos pelos candidatos e outras informações da seção. 

Esse relatório é chamado de Boletim de Urna (BU), cujo QR code pode ser lido pelo aplicativo “Boletim na Mão”, que guardará a imagem no próprio dispositivo móvel.

Para realizar a leitura da imagem (QR code) impressa no Boletim de Urna, não é preciso conexão com a internet. A conexão será exigida apenas no momento de visualizar o primeiro conteúdo do boletim lido. 

Pelo aplicativo, o cidadão pode obter cópia de quantos boletins queira, bastando que realize a captura do código impresso nos BUs das seções eleitorais.


Últimas

1 até 20 de 9887   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados