Política

Paulo Afonso - Bahia - 18/09/2020

Novatos e “medalhões”: conheça os 5 candidatos(as)a vice de Paulo Afonso

Luiz Brito DRT/BA 3.913
Foto: Divulgação
Dr. Flávio Henrique Magalhães Lima
Dr. Flávio Henrique Magalhães Lima

Com o prazo final das Convenções Partidárias cumprido na última quarta-feira, 16, agora cabem aos partidos registrarem seus candidatos a Prefeito, vice-prefeito e vereadores até o dia 26 de setembro. Paulo Afonso terá 5 candidatos ao posto de gestor municipal e existe a expectativa que mais de 200 pessoas disputem as 15 cadeiras do parlamento.

Preferências à parte, existe um personagem na disputa que geralmente serve como balança de alianças e não conta muito na hora do eleitor decidir o voto: trata-se do candidato a vice. Para muitos, o 02 do posto da prefeitura é apenas uma “figura decorativa”, já em outras situações, o vice pode ser o responsável por ser o principal auxiliar do prefeito ou até mesmo ser a sua maior dor de cabeça.

Primeiro a ser definido como vice de Mário Galinho (SOLIDARIEDADE) ainda na fase de pré-campanha, José Luiz de Oliveira Neto, não é uma novato na política. Considerado um dos petistas históricos, Dr. Luiz Neto  chegou a assumir o posto de presidente Municipal do PT em Paulo Afonso. Por  questões internas se afastou o partido  para  filiar ao SD.

Já a vice do capitão da reserva Laércio Paz, Marta Ayres pode ser considerada a “novata” na questão política. Ela nunca disputou uma eleição.

Outra mulher  a empresária Tia Neide  esta semana foi anunciada como vice do ex-prefeito Raimundo Caires.  A escolha surpreendeu, já que a maioria esperava a indicação do presidente do PROGRESSISTAS, Diego Odisseia. Tia Neide foi candidata a vereadora em 2008, mas não logrou êxito.  

O vereador Marcondes Francisco dos Santos outro “medalhão” da política local será o candidato a vice da chapa do prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus (PSD), que tenta reeleição.  O conde, vereador em oitavo  mandato na Câmara Municipal, foi oficializado  esta semana. A negociação para a definição do vice de Luiz de Deus  vinha envolvendo aliados do PSD  e chegou a caminhar, para as opções de  indicação do médico Carlos Tenório,  que esbarrava na candidatura do presidente da Câmara, Pedro Macário Neto. LD optou pelo,  lançamento de uma chapa pura (PSD) .

Nenhuma das opções era consenso entre os aliados, que tinham restrições a um nome para vice associado ao campo da direita e também à falta de um nome de outro partido na chapa. Marcondes é o líder do governo na Câmara e era tido como  reeleito caso não tivesse sido escolhido  companheiro de chapa do prefeito.

Embora seja considerado um “medalhão” da política local, Flávio Henrique Magalhães Lima (foto)nunca enfrentou as urnas. Advogado ele é filiado ao PODEMOS, mas suas aspirações políticas se iniciaram no PFL, justamente no governo do então prefeito Anilton Bastos, quando atuou com maestria na Procuradoria do Município. Foi eleito vice do atual prefeito Luiz de Deus, tendo inclusive assumido interinamente a prefeitura devido ao afastamento por questões de saúde do gestor. Acabou sendo praticamente excluído do convívio com o prefeito por desentendimento interno. Esta semana, Flavinho foi elevado ao posto de candidato a vice do amigo Anilton Bastos.

 

 

 


Últimas

1 até 20 de 9887   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados