Política

Paulo Afonso - Bahia - 04/09/2020

Setembro Amarelo: Em ‘live’ com psicóloga, Marconi Daniel falou sobre a prevenção ao suicídio

Assessoria Parlamentar
Foto: Divulgação

Em ‘live’ no Instagram nesta quarta (02/09) com o tema "Setembro Amarelo: Viver é a melhor opção" o vereador Marconi Daniel e a psicóloga Lívia Gomes, natural de Paulo Afonso e graduada pela UNIT (Universidade Tiradentes) falaram sobre prevenção, suicídio, ansiedade e depressão. 

Setembro Amarelo é a campanha que visa conscientizar a população sobre a realidade do suicídio. A psicóloga Lívia deu algumas dicas de prevenção como: o diálogo, a presença, e alertou sobre o cuidado de manter armas de fogo e medicamentos perto de alguém com sintomas de depressão.

Ela também alertou para os sintomas da doença: afastamento social e mudança na rotina são fatores que podem indicar uma depressão. E aconselhou: "O melhor que você pode fazer por alguém próximo é se colocar à disposição." Às vezes, apenas uma conversa pode ter um impacto muito positivo na vida de alguém.

"Ninguém faz isso por querer. Não é frescura, não é falta de Deus, é dor." disse ela.

O vereador também comentou sobre o tabu que há quando se fala em doenças mentais, como a depressão. Levando a psicóloga a comentar: "A consulta com um psicólogo é como qualquer outra. É como ir ao dentista ou nutricionista." O tabu em torno da depressão que precisa ser extinto para que melhor a população entenda, e saiba onde e quando procurar ajuda. 

 

Por isso, é necessário ressaltar que o alto índice de suicídio no Brasil é um problema de saúde pública, e não social, como muitos pensam ser. Atualmente, é importante que as políticas públicas de saúde mental sejam enfatizadas e que o governo forneça suporte psicólogo. Com o devido acompanhamento, é mais fácil enfrentar a ansiedade ou a depressão, evitando que o caso se agrave, combatendo o suicídio.


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados