Política

Paulo Afonso - Bahia - 11/08/2020

Coluna do Bob

Luiz Brito
Foto: Divulgação

A roleta vai girar, faça seu jogo, aposte no seu candidato 

A eleição para prefeito de Paulo Afonso será diferente porque vai acontecer em meio a uma pandemia, com suas restrições de aglomerações, e sob a égide das redes sociais. Mas também por outro aspecto: cinco candidatos disputando o comando da prefeitura. Nomes qualificados. E nenhum que tenha a imagem de um cômico, daqueles que entram apenas para fazer graça. Vamos aos candidatos: Luiz de Deus (PSD), Anilton Bastos Pereira (PODEMOS), Mário galinho (SOLIDARIEDADE), Raimundo Caires (PROGRESSISTAS),  e Capitão Paz (PSL). Um fator que motivou os pequenos partidos a terem candidaturas majoritárias próprias é devido o fim das chamadas coligações proporcionais, forçando a se ter chapa própria de candidatos a vereador, para atingir o teto da Cláusula de Barreira, sob pena de não atingindo, perderem o tempo de rádio e o Fundo Partidário. E, quase impositivo terem candidato a prefeito para dar palanque. Durante a campanha vai acontecendo a depuração natural pelo eleitor, deixando de lado os que não apresentarem um plano de trabalho exequível, e não conseguirem conquistar a confiança e a empatia do eleitorado. A roleta da eleição começou a girar, façam seus jogos senhores!

NINGUÉM É DONO DOS VOTOS

Numa eleição majoritária ninguém é dono dos votos, e quantos mais candidatos a prefeito se apresentarem, melhor para a democracia. É na campanha que se vê quem tem café no bule.

REGISTRO COM SATISFAÇÃO

Sempre sou pela tese de não se votar em pessoas despreparadas para o parlamento. Por isso, abro sempre espaço para registrar bons candidatos. Nomes de qualidade que disputam a eleição de vereador na terra da energia este ano: Almeida Júnior (PROGRESSISTAS), Lúcio Flávio, Evinha Oliveira (SD), Carlos do PT, Esmeralda Patriota (PT), Celso Brito Miranda, e  Beto da Liga(PCdoB).

LAMENTO

Não adiantou muito a manifestação que os artistas realizaram, na tentativa de sensibilizar o prefeito Luiz de Deus  que  acabou por decidir silenciar sobre a lei,  batizada de Marconi Daniel, que estabelecia um auxílio emergencial de R$ 600,00 , durante a pandemia, para músicos e profissionais da Cultura residentes em Paulo Afonso. O autor do projeto  classificou a decisão do governo como “um equívoco e uma injustiça”.

NINGUÉM É DONO DOS VOTOS

Numa eleição majoritária ninguém é dono dos votos, e quantos mais candidatos a prefeito se apresentarem, melhor para a democracia. É na campanha que se vê quem tem café no bule.

TREMENDA HIPOCRISIA

Vez por outra vejo candidatos a vereadores se posicionando pela “nova política”. Não há nada mais hipócrita que esta frase. No regime eleitoral em que as eleições são travadas, as disputas continuarão sendo em cima de fisiologismo, acôrdos, toma lá e dá cada e, troca de favores.

PRAZO CORRENDO

O prazo está correndo para os candidatos majoritários escolherem os seus vices, porque no dia 31 deste mês abre-se o calendário para as convenções municipais que homologarão as candidaturas a prefeitos e vereadores. A escolha errada de um vice é tormento ao vencedor.

FRASE MARCANTE

“Toda pessoa que encontro é superior a mim em alguma coisa, e nesse particular aprendo com ela”. Emerson.


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados