Política

Paulo Afonso - Bahia - 01/04/2020

Juiz federal de Paulo Afonso (BA) realiza audiências por Whatsapp por conta do coronavírus

Por Ajufe/Assessoria de Comunicação Social/Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Foto: TV São Francisco

Em meio à pandemia do coronavirus que chegou ao País e mobilizou autoridades e cidadãos brasileiros em torno de medidas para reduzir os riscos de disseminação da doença, a tecnologia e o teletrabalho têm sido grandes aliados nesse esforço conjunto nacional para que as instituições continuem prestando serviços à sociedade. O exemplo disso vem da Bahia, onde o juiz federal João Paulo Pirôpo, da Subseção Judiciária de Paulo Afonso/BA, decidiu manter as audiências que já estavam marcadas utilizando o aplicativo WhatsApp. São cerca de 300 audiências referentes a um mutirão promovido pela Subseccional.

O magistrado, juntamente com advogados, representantes da Procuradoria Federal, representados pelo procurador Djalma Félix de Carvalho, e servidores acordaram para que as audiências fossem realizadas virtualmente. Somente na manhã da última segunda-feira, dia 23 de março, foram realizadas 30 audiências que resultaram em 25 acordos que garantirão a concessão de benefícios previdenciários à população local.

Segundo o juiz federal, a reunião virtual ocorre da mesma forma que a presencial, ou seja, o procurador envia uma proposta de acordo, as partes se manifestam individualmente e a Justiça Federal homologa. “Se houver audiências que tenham necessidade de realização de instrução, a gente possibilita a videoconferência por WhatsApp. Caso a parte não tenha acesso à ferramenta digital ou a internet, uma nova data pode ser marcada”, explicou Pirôpo.

 

Para João Paulo Pirôpo, é essencial manter o serviço mesmo durante o período crítico por que o Brasil passa. “Nós continuaremos este trabalho até o fim da semana com índice de acordo elevado, possibilitando a concessão de benefícios previdenciários para a população mais carente, que será mais afetada com esta crise em razão do novo coronavirus”, afirmou.


Últimas

1 até 20 de 6314   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Voce conhece alguém que tenha testado positivo para o Covid-19>



Votar Resultado
Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados