Opinião

Paulo Afonso - Bahia - 06/03/2020

Baronesas: uma tragédia anunciada

Almeida Júnior é presidente da Peixe SF (São Francisco)
Foto:Divulgação

Mais uma vez a tragédia se repete. Com as últimas chuvas as baronesas que estavam “sumidas” reapareceram causando prejuízos tanto para as pisciculturas, como para o turismo e para os demais usos múltiplos do Rio São Francisco. Os prejuízos são enormes e já passam da casa dos milhões de Reais. Somente nesta quinta e sexta feira, duas pisciculturas de Glória perderam toda a produção. Lá se foi todo um esforço de um ano de trabalho.

O problema das baronesas nos nossos lagos é uma tragédia anunciada e que vem se repetindo ao longo dos anos. As baronesas são oriundas dos leitos secos dos rios Moxotó e Pajeú onde, diversos municípios jogam seus esgotos diariamente. Com a chegada das chuvas, os rios e riachos temporários voltam a “correr” e trazem para os reservatórios de Itaparica e Moxotó, toda essa carga de baronesas causando transtornos para a captação de agua para consumo humano e irrigação e prejuízos para o turismo e a piscicultura da região.

Por diversas vezes alertamos os poderes públicos locais, estaduais e federal sobre o problema e os impactos das baronesas sobre a nossa atividade. Fizemos diversas reuniões, atos de protesto, audiências públicas com a participação de prefeitos e vereadores dos municípios dos quatro estados envolvidos (Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), Órgãos de Governos, Comitê da Bacia, Universidades, CHESF, CODEVASF, Empresas de Saneamento, Ministério Público Estadual e Federal, viagens à Brasília para audiência com Ministério do Meio Ambiente e Secretaria de Aquicultura e Pesca. Infelizmente não fomos ouvidos e tampouco atendidos. É um total descaso com a nossa região do Sub Médio São Francisco.

A quem interessa essa total omissão dos poderes públicos constituídos? Será que nós, cidadãos e cidadãs, piscicultores, empreendedores do turismo, ribeirinhos, irrigantes, pescadores artesanais, que aqui vivemos, produzimos, geramos oportunidades e empregos, pagamos e recolhemos impostos, não merecemos o mínimo de respeito e consideração? Até quando vamos ver, de braços cruzados, o nosso Velho Chico morrer? 


Busca



Enquete

Dos pré candidatos abaixo relacionados quem vc acha que tem chance de se eleger?











Votar Resultado
Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados