Opinião

Paulo Afonso - Bahia - 11/06/2019

Fake News

Luiz Brito DRT/BA 3.913 é Radialista
(Foto: divulgação)

Analisando friamente o discurso, no plenário da Câmara, na semana passada, do secretário extraordinário de gestão hospitalar, Ghiarone Garibaldi lembro que num passado recente quando era do outro lado, o próprio alardeou  que dinheiro tinha e o que faltava era gestão. Só que o buraco é mais embaixo. Quando se esperava que fosse colocado na função de gestor extraordinário  um especialista em gestão hospitalar trouxeram um odontólogo. E lá se foram cinco meses e até aqui  Dr. Ghiarone não disse o que pretende fazer para melhorar a Saúde. Quem está no cargo público tem a obrigação de prestar contas de suas ações e sobre o que pretende fazer no órgão que dirige. É louvável o notado esforço do secretario extraordinário de gestão hospitalar e sua boa intenção para sair deste sufoco, mas de bem intencionado, diz o popular ditado, o inferno está cheio.

Quando se fala nas tentativas para melhorar o atendimento na Saúde, há que se abrir uma lacuna para citar que, que houve alguns avanços sob o comando do Ivaldo Sales. Salvo honrosas e raríssimas exceções, o jornalismo pauloafonsino e os operadores de Facebook nunca afirmam nada, eles sempre “supõem” em nome de uma fonte.

E tão grave quanto: parte dos leitores afiança ou não a boataria de acordo com seus interesses de militantes políticos.

Aliás, o papel principal da informação é tirar a lápide dos “sepulcros caiados”, principalmente quando estes forem figuras públicas. Entretanto, a ferramenta a ser utilizada deve ser o fato, a prova, o indício fático e não o “disse-me-disse”, a fofoca, a intriga de grupinhos.

O que é podre tem que, de fato, ser exposto. Culpados devem ser responsabilizados e punidos. Desinfetante melhor não há que a transparência do sol e o esclarecimento das dúvidas. Todavia, quem se abraça com essa covarde estratégia não pode esquecer que Paulo Afonso  é pequeno e os muros são baixos.

A denúncia fundamentada corrige rumos e desbanca do pedestal do falso moralismo. As fake news destroem reputações.

Honestidade não é apenas uma questão monetária. Ser correto com a transmissão de informações talvez seja até um valor mais decente.


Busca



Enquete

Na sua opinião, qual desses nomes deve ocupar uma das cadeiras na Câmara Municipal de Vereadores em Paulo Afonso, a partir de 2021?















Votar Resultado
Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados