Política

Paulo Afonso - Bahia - 13/12/2018

Eleições 2020 já agitam bastidores da política com possíveis candidatos a vereador e a prefeito

Luiz Brito DRT/BA 3.913
Foto: reprodução
Beto da Liga é apontado como potencial candidato a vereador
Beto da Liga é apontado como potencial candidato a vereador

O foco atual é a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Paulo Afonso, mas, como uma eleição sempre está interligada à outra, já tem muitos que estão de olho nas eleições 2020, quando serão eleitos prefeitos e vereadores em todo o País. E, podem acreditar, já tem muitos que estão de olho nesse pleito. Aliás, alguns como o vereador Mário Barreto (SD)  saiu candidato a deputado Estadual  neste ano visando, única e exclusivamente, oxigenar seu nomes para as próximas eleições. Outro que já deixou claro suas pretensões de concorrer à sucessão do prefeito Luiz de Deus é o vereador Jean Roubert (PTB).

Forte candidato 

Segundo os burburinhos de bastidores, um dos prováveis candidatos a vereador em 2020 é o ex presidente da LDPA, Pedro Roberto Viana, o Beto da Liga. Tais comentários, não confirmados pelo dito cujo, foram ouvidos recentemente nos corredores da Câmara.  

Outro nome

Outro que, segundo comentários, também mira a Câmara em 2020, e que inclusive já tentou uma vez, é o radialista e assessor de comunicação da prefeitura Fábio Salvador.

Tudo para dar certo

No campo político, essa tão propalada substituição de secretários na prefeitura de Paulo Afonso terá tudo para dar certo. Recordo-me que foi no governo Raimundo Caires que ocorreu algo semelhante com uma leva de secretários ineficientes. Alcançar pior popularidade do que o governo Raimundo Caires, seria como quebrar um recorde negativo. O que se espera é que mude o eixo da economia principalmente para o agronegócio e não faça do governo um curral eleitoral.

A época o então prefeito Raimundo Caires, que é médico bioquímico prometeu ao assumir uma “revolução na Saúde”, com médicos especialistas em todas as unidades do sistema, fim das filas de cirurgias e de exames, atendimento humanizado, enfim, algo de se orgulhar. E entregou o setor um caos. RC deixou uma herança negativa ao sucessor: um porco espinho para acariciar.

Casa dos artistas

O Diário Oficial do Município será leitura obrigatória a partir de janeiro, quando começarão a pipocar as nomeações em algumas prefeituras, para se saber se continuará  funcionando a “Casa dos Artistas”, onde  alguns prefeitos  costumam abrigar, mulher de político, filho de politico,  e correligionários. A denominação “Casa dos Artistas” veio da crítica popular às repartições com cargos graciosos.

Jogo da política

 

Ter o Legislativo contra uma administração pode significar o fim da governabilidade. No atual sistema político, não se governa sem o apoio dos parlamentares, porque são os que votam os projetos enviados pelo Executivo. Não há crime em o prefeito Luiz de Deus, ter lutado para que a sua base na Câmara Municipal apesar de minoritária ganhe a presidência da casa, como se cogita. Muito estranho seria o prefeito Luiz de Deus trabalhar para alavancar os seus opositores. 

 

 


Últimas

1 até 20 de 9887   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados