Geral

Paulo Afonso - Bahia - 16/10/2018

Mutirão de cirurgias: triagem é iniciada e datas das operações são alteradas

ASCOM/PMPA
Foto: Reprodução
As cirurgias contemplam cerca de 1.200 pacientes do município e da microrregião.
As cirurgias contemplam cerca de 1.200 pacientes do município e da microrregião.

A manhã desta terça-feira (16) foi marcada pelo início da triagem do Mutirão de Cirurgias Eletivas. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Paulo Afonso com o Governo do Estado e contempla cerca de 1.200 pacientes do município e da microrregião.

“A demanda espontânea está sendo acolhida, porém, dispomos de um número de fichas por dia, por uma questão de logística. Temos aparelhos de ultrassonografia e de raio-x que realizam um determinado número de exames diariamente. Até o próximo sábado (20), a população de Paulo Afonso pode vir tranquilamente com todos os exames prontos”, diz a assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Sabrine Canonici. Ela explica que caso os exames do paciente estejam vencidos, eles serão realizados durante a triagem.

Em acordo firmado entre Prefeitura e Governo do Estado, as operações no Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMPA) serão iniciadas no dia 29 de outubro e contemplam as áreas de hérnias umbilical, epigástrica e inguinal; histerectomia (retirada de útero); colecistectomia (retirada de vesícula); amigdalectomia (amígdalas) e tireoidectmia (retirada da tireóide).

“Essa parceria com o município é importante, afinal de contas, esse engajamento da Secretaria Municipal com a população aproxima e acelera o processo”, afirma o coordenador do Mutirão de Cirurgias da Secretaria Estadual de Saúde, Deleon Francisco. 

As intervenções são voltadas para o público de 3 a 65 anos, a depender de cada especialidade. A triagem segue até o próximo sábado (20), no estacionamento do Centro de Cultura Lindinalva Cabral ao lado da Le Biscuit. “Os pacientes que vão ser operados em Paulo Afonso são aqueles que não apresentam quadro de risco no procedimento cirúrgico. Eles precisam atender a algumas normativas para que tudo transcorra bem. Qualquer dúvida pode ser sanada com nossa equipe”, ressalta Sabrine. 

No caso das cirurgias de retirada de tireóide, as pacientes serão encaminhadas para o Hospital da Mulher, em Salvador e as crianças que farão a retirada de amígdalas, para o Hospital da Criança, em Feira de Santana.

“Há quase cinco anos que venho tentando fazer essa cirurgia. Já fui para várias cidades e não obtive êxito. Agora, vai dar tudo certo. Sou grata a gestão pela oportunidade”, acrescenta a dona de casa, Maria Rodrigues.

ATENÇÃO PARA O CALENDÁRIO

16 A 20 DE OUTUBRO - Triagem no estacionamento do Centro de Cultura Lindinalva Cabral, a partir das 7h.

EXAMES - glicemia, hemograma, TP, TTPA, Tipagem sanguínea, ureia, creatinina e glicemia, BHGG (mulheres), T3/T4/TSH para as mulheres que vão fazer retirada de tireóide.
DOCUMENTAÇÃO - Xerox do RG, comprovante de residência e cartão do SUS.

29 DE OUTUBRO - Início das cirurgias no HMPA.

 


Últimas

1 até 20 de 1992   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Qual é, na sua opinião, a sua expectativa de vida?






Votar Resultado
Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados