Esporte

Paulo Afonso - Bahia - 13/08/2017

Juazeirense entra para a história e consegue acesso à Série C

Alexandre Lyrio
Divulgação

“Uh, é cruel, o tal do Salatiel”. Antes do treino em Natal, quando o time descia do ônibus, a torcida da Juazeirense parecia prever o que estava por vir. Não só o atacante Salatiel, mas todo o “Carrossel do Sertão” não perdoou. Ao empatar em 1x1 com o América-RN, gol de Salatiel, na Arena das Dunas, a Juá entrou para a história como o primeiro clube da Bahia a conseguir um acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.

A Série D foi disputada pela primeira vez em 2009 e, desde então, nunca um time baiano disputou a terceira divisão nacional. A Bahia, por sinal, é o único estado do Nordeste que ainda não teve representante no formato da Série C com 20 clubes. A última participação do estado foi em 2008, com Vitória da Conquista, Itabuna e Atlético de Alagoinhas, quando a terceira divisão era o último escalão do futebol nacional.

Depois de meter 3x0 no jogo de ida, em Juazeiro, o Cancão entrou em campo com o regulamento debaixo do braço e se deu bem. O América fez o que se esperava: pressionou a Juá do início ao fim. O meia Cascata, cérebro do time potiguar, armava as jogadas e também chegava sempre com perigo. Numa cobrança de falta, ele acertou o travessão de Tigre, que defendeu bem uma investida de Marcos Júnior e viu um chute de Robson passar raspando.

As melhores chances do América eram de fora da área. Até porque, do outro lado estava uma Juazeirense fria, bem postada, disposta a definir na primeira oportunidade que tivesse. Foi o que aconteceu aos 35 minutos. Juninho Tardelli roubou a bola no meio e tocou para Alex Sandro, o jogador mais técnico da Juazeirense. Ele entrou na área, deu um lindo drible no zagueiro e chutou de chapa para a defesa parcial do goleiro. Na sobra, Salatiel, cruel como sempre, dominou e meteu para dentro: 1x0.

Àquela altura, a equipe de Natal precisava fazer cinco gols para reverter os 4x0 no placar agregado. Aos 41 minutos, Cascata deu uma ponta de esperança de uma virada milagrosa. Ele avançou sozinho pelo meio, limpou para o lado direito e acertou um belo chute: 1x1.

O jogo não mudou muito no segundo tempo. O América continuava em cima, mas em momento algum a Juazeirense se desesperou.  Com 37 minutos, mais atordoado que o América só o árbitro Marcelo Aparecido de Souza, que deu dois cartões amarelos para o zagueiro Dão, do time da casa, e não o expulsou. Mas não teve problema. O jogo terminou mesmo 1x1 e o Cancão agora pode voar alto. 

Além do acesso à Série C, o time baiano avançou para a semifinal da atual Série D. O Globo-RN também já se classificou para a terceira divisão nacional. Restam duas vagas, que serão definidas após os confrontos Atlético-AC x São José-RS, ainda neste domingo, e Operário-PR x Maranhão, na segunda-feira (14).

O adversário da Juazeirense nas semifinais só será conhecido após a conclusão das quartas de final porque os confrontos serão definidos pela classificação geral.


Últimas

1 até 20 de 631   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados