Economia

Paulo Afonso - 11/06/2010

Chesf vai operar subestação de energia de Arapiraca

por Fernando Vinícius com Assessoria Aneel
Cortesia Gazeta de Alagoas
Anunciada em Arapiraca pelo Ministro Edison Lobão para acontecer 2009, leilão da subestação só
Anunciada em Arapiraca pelo Ministro Edison Lobão para acontecer 2009, leilão da subestação só

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) venceu a concorrência e será a responsável pela operação da subestação de energia que será construída em Arapiraca. O investimento foi incluído entre os noves lotes leiloados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira na Bolsa de Valores de São Paulo.

A construção da subestação de 230/69 kv vai gerar aproximadamente 300 empregos diretos e deverá ser concluída em 24 meses. O reforço no sistema de transmissão é a esperança para o fim dos constantes apagões na região Agreste e beneficiará, além de Arapiraca, os municípios de Limoeiro de Anadia, Junqueiro, São Sebastião, Teotônio Vilela, Coruripe e Jequiá da Praia.

Além de uma subestação para Alagoas, o leilão dos demais oito lotes foram arrematados com deságio médio de 31,57%, concorrências vencidas por cinco empresas e pelo Consórcio Atlântico. O diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, comemorou o resultado do leilão. "Foi um leilão bastante competitivo, com participação de empresas privadas, estatais, nacionais e estrangeiras, mas o grande vencedor, de fato, é o consumidor brasileiro, que vai pagar uma tarifa mais baixa de transmissão", declarou o diretor-geral durante entrevista à imprensa.

No leilão, foram declaradas vencedoras as empresas e consórcios que ofereceram a menor Receita Anual Permitida (RAP) para prestação do serviço. Os deságios registrados entre a receita anual permitida prevista no edital e os lances do leilão representarão modicidade tarifária, pois a tarifa de uso dos sistemas de transmissão é um dos componentes da tarifa paga pelo consumidor final às distribuidoras. Tarifas menores também contribuem para aumentar a competitividade do setor produtivo nacional.

O prazo das concessões de transmissão é de 30 anos para construção, operação e manutenção de 708 Km de quatro linhas e 11 subestações da Rede Básica que serão construídos em sete estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Alagoas e Bahia. Os empreendimentos vão gerar 3.450 empregos diretos e deverão entrar em operação nos próximos dois anos, com exceção da Subestação Pólo, a ser instalada em Camaçari (BA), cujo prazo é de 18 meses. Os investimentos nos nove lotes são estimados em R$ 700 milhões.


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados