Economia

Paulo Afonso - 26/05/2010

ADAB realiza palestras sobre aftosa na exposição e caprinos de ovinos

Da Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA)
Divulgação
Dr. Albany Leite Lopes - Coord. da ADAB
Dr. Albany Leite Lopes - Coord. da ADAB

Nos dias 26, 27 e 28/05, durante a 6ª Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos de Paulo Afonso, a Agência de Defesa Agropecuária (ADAB), estará realizando palestras em um estande montado no Parque de Exposição Djalma Wanderley, sobre a importância de prevenção da febre aftosa, doença contagiosa causada por vírus de rápida multiplicação, que atinge todos os animais de casco, divididos entre caprinos, ovinos, bubalinos, suínos e principalmente bovinos, e se não for evitada através da vacina, traz conseqüências negativas para a economia do estado. A transmissão se dá através de materiais infectados, veículos, equipamentos e pessoas que tiveram contato com o vírus. Os animais infectados têm feridas na boca, nas tetas e nas unhas.

Em entrevista ao vivo no programa "Silêncio que chegou autoridade", apresentado pelo radialista Bob Charles na Rádio Betel FM, nesta quarta feira (26), o coordenador regional da ADAB, Doutor Albany Leite Lopes informou que a segunda etapa da vacinação contra a aftosa deste ano começou no dia 1º de maio e termina na próxima segunda feira (dia 31), salientando a importância da vacinação para manter a Bahia como "Zona Livre da Aftosa", título conquistado no ano de 2002. -"Graças às constantes fiscalizações empreendidas pela ADAB - regional Paulo Afonso, nos últimos dois anos o percentual de rebanhos vacinados na região passou de 94% para 99%", lembrou o coordenador, completando que a multa aplicada para cada animal não vacinado é de R$ 53.

Em todo o estado, este ano o número recorde de 97,04% do rebanho vacinado, de acordo com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária da Bahia (SEAGRI) é o melhor dos últimos nove anos, sendo que o destaque da 2ª etapa da campanha vai para a Coordenadoria Regional de Paulo Afonso, com 99,3% dos animais imunizados. As Coordenadorias de Itaberaba, Irecê, Itabuna, Itaberaba, Miguel Calmon e Juazeiro alcançaram índices acima de 98%. Nas Regionais da ADAB de Barreiras, Feira de Santana e Santa Maria da Vitória os percentuais foram superiores a 97%. Já em Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Jequié, Itapetinga e Guanambi mais de 96% do rebanho foi vacinado.

Além da febre aftosa, outras doenças que afetam a agricultura também serão temas das palestras proferidas pela ADAB, através da Regional Paulo Afonso. -"O público alvo são os expositores de vários estados da região, que participam do evento, mas todas as pessoas poderão assistir as palestras", encerrou Doutor Albany.

 

 

 


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados