BobCharles.com.br

Economia

Paulo Afonso - Bahia - 02/10/2021

Corte de luz por falta de pagamento volta a ser permitido

Foto: Divulgação
Cerca de 12 milhões de famílias serão impactadas pela nova medida
Cerca de 12 milhões de famílias serão impactadas pela nova medida

Cerca de 12 milhões de famílias serão impactadas pela nova medida | Suspensão do corte estava em vigor desde abril desse ano.

É certo que a pandemia da Covid-19 atingiu em cheio o bolso dos brasileiros. Muitos se desdobram como podem para sustentar suas famílias e conter a enxurrada de boletos que acumulam a cada mês, entre eles o da energia.

Desde abril desse ano, estava em vigor a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que suspendia o corte de energia por inadimplência para os consumidores de baixa renda em virtude da pandemia da Covid-19.

A medida, que valeria até 30 de junho, foi prorrogada para 30 de setembro, porém, como não há previsão de outro adiamento, a partir desta sexta-feira (1º) o corte de energia por falta de pagamento volta a ser autorizado, impactando cerca de 12 milhões de famílias que se enquadram na tarifa social.

Antes de efetuar o corte, a distribuidora deve encaminhar uma notificação “escrita, específica e com entrega comprovada ou, alternativamente, impressa em destaque na fatura” ao consumidor. O envio deve ser feito com antecedência mínima de 15 dias. Só depois o corte pode ser feito.

Para as famílias de baixa renda, a concessionária poderá negociar o parcelamento do que é devido em, no mínimo, três parcelas. É importante ressaltar que a suspensão do corte de energia não significa que as empresas deixaram de cobrar as faturas.

 

Fonte/Autor: Agência Brasil

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=19466