BobCharles.com.br

Política

Paulo Afonso - Bahia - 16/09/2019

Câmara promove palestra sobre índice de suicídio

foto: Divulgação

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida no Brasil, a cada ano. Foi pensando nisso que a Câmara Municipal de Paulo Afonso (CMPA) promoveu, nesta segunda-feira (16), uma palestra para discutir a conscientização e a prevenção ao suicídio.

Para defender o tema, foi especialmente convidado o delegado da vizinha cidade de Glória, Marco Antônio de Jesus Bacelar. A palestra sobre o índice de suicídio proposta pela vereadora Irmã Leda, teve o objetivo de permitir que as pessoas se sensibilizem para o tema e oferecer noções básicas para que cada vez mais pessoas aprendam a lidar com um problema tão delicado.

Segundo Bacelar à alta taxa de suicídio entre os jovens: 73% dos casos registrados entre os anos 2000 e 2016 são de pessoas entre 15 e 29 anos, conforme dados do Datasus. “Esse evento é importante para pensarmos na questão do suicídio, nos sinais e sintomas tanto em nós mesmos como nas pessoas próximas”, frisa.

Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens para 2,4 de mulheres, a cada 100 mil habitantes. Entre os fatores de risco estão transtornos mentais como depressão, alcoolismo e esquizofrenia, o isolamento social, perdas, doenças incapacitantes, dores crônicas e neoplasias malignas.

A propositura vem contribuir para alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas; colaborar para a redução de casos no município; e estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas”, argumentou a Irma Leda, em sua justificativa.

 

Fonte/Autor: Assessoria de Comunicação (CMPA) - Luiz Brito

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=16724