BobCharles.com.br

Economia

Paulo Afonso - Bahia - 07/05/2019

Fim dos jornais da TV São Francisco pega telespectadores de surpresa; mais de quinze profissionais são demitidos

(Foto: Divulgação)
Sede da TV São Francisco, no bairro Santo Antônio.
Sede da TV São Francisco, no bairro Santo Antônio.

Os telespectadores da TV São Francisco/Rede Bahia não puderam assistir ao BATV desta segunda-feira (6). Muitos estão até agora sem saber o motivo, já que não foi divulgado nenhum comunicado de que o telejornal não iria ao ar neste início de semana. O BATV do último sábado (4) foi o último. Isso mesmo, o último. A emissora extinguiu o jornal noturno e também o Jornal da Manhã, que teve sua última edição hoje.

Além disso, mais de quinze funcionários foram demitidos, entre jornalistas, cinegrafistas e outros colaboradores. A TV Bahia divulgou um comunicado justificando que o desligamento de profissionais da emissora faz parte de “um novo modelo de produção de conteúdo” e que agora “equipes de reportagem vão produzir matérias que serão exibidas para todo o estado pelo ‘Jornal da Manhã’, ‘Bahia Meio Dia’ e ‘BATV’, através da TV Bahia, em Salvador”. A emissora agradeceu aos colaboradores “pelo tempo dedicado e pelo trabalho realizado“.

O mesmo aconteceu com boa parte dos profissionais da TV Oeste, em Barreiras. Mas a TV Bahia afirma que “as emissoras seguem apoiando as manifestações culturais das suas regiões e dando visibilidade e cobertura para assuntos de interesse da comunidade“. Será?

O prefeito Paulo Bomfim e a assessoria de Comunicação da Prefeitura divulgaram uma nota comentando o caso. “Diante deste terrível anúncio, o prefeito Paulo Bomfim e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro se solidarizam com os trabalhadores demitidos e lamenta o fim do BATV e do Jornal da Manhã. Mesmo em campos opostos, entendemos a necessidade deste instrumento de comunicação para o desenvolvimento da sociedade sanfranciscana. Um espaço que a comunidade dispunha para fazer suas reivindicações, ou publicizar as boas ações governamentais“, diz.

Histórico

A TV São Francisco existe há cerca de 30 anos, sendo um divisor de águas na história da Comunicação no Vale do São Francisco. “Exportou” para todo o país profissionais de categoria. E continuava mantendo uma boa equipe. A notícia do encerramento dos telejornais se espalhou rapidamente nas redes sociais e muita gente lamentou a situação. Para os profissionais da área, o fim dos jornais da emissora representa um retrocesso. 

Fonte/Autor: Blog do Carlos Britto

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=16240