BobCharles.com.br

Política

Paulo Afonso - Bahia - 11/03/2019

Câmara celebra conquistas das mulheres em manhã dedicada às funcionárias e ex vereadoras

Tiago Santos

Uma manhã especial dedicada às funcionárias do Poder Legislativo. Foi o que a Câmara Municipal proporcionou na sexta-feira, 8 de março, para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O ato aconteceu no plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira e contou com um grande público. A iniciativa  foi de autoria do vereador e presidente do Poder Legislativo,  Pedro Macário neto (PP), e teve apoio de todos os demais vereadores da Casa de Leis.

Um dos avanços foi lembrado pela vereadora  Irmã Leda em seu discurso e cântico  alusivos à data.  Antes, a vereadora havia concedido entrevista na rádio Betel FM, onde lembrou das 8 vereadoras que tiveram assento naquela casa  e reforçou  o trabalho desenvolvido pela delegacia da Mulher em Paulo Afonso

A unidade foi criada para acompanhar e atender mulheres em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência doméstica e familiar, além de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência.

Reconhecimento

O 8 de março, segundo o presidente do Legislativo, Pedro Macário Neto, é especial, “apesar de sua origem ter sido marcada pelo grito da mulher, por justiça e igualdade”, mas que a sessão representou a oportunidade da Câmara externar o “reconhecimento da importância das mulheres que estão superando o preconceito da sociedade masculina, implementando ao longo dos anos, graças à capacidade de pensar, refletir, projetar e contribuir para transformações dos valores sociais, quebrando as barreiras que as impediam de manifestar suas potencialidades, dando o grito de independência. Independência do preconceito familiar, religioso e social, para tornarem-se hoje, mulheres livres, independentes, participativas e solidárias”.

No entanto, o presidente ressaltou que ainda existem barreiras a serem vencidas. Uma delas é a representatividade feminina na sociedade pela sua incorporação no cenário político.

E foi além ao afirmar que, hoje, a Câmara conta apenas com uma representante do sexo feminino, apesar de, nas campanhas eleitorais, 30% das vagas ser reservadas às mulheres. Macário lembrou  de Dinalva Simões Tourinho,  Profa. Lizete Cabral, D. Rosalva Toledo, Maria José, Dra. Nélia, Dra, Francisca Barros (+), Ivanete Avelino Bento, e Vanessa Barbosa de Deus, que já ocuparam espaços no Legislativo pauloafonsino.

 

Fonte/Autor: Texto/Fonte: Luiz Brito DRT/BA 3.913

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=16010