BobCharles.com.br

Política

Paulo Afonso - Bahia - 01/11/2018

Vereadores se destacam e podem chegar à prefeitura de Paulo Afonso

Foto: Reprodução
Macário , Moreirão e Mário Galinho
Macário , Moreirão e Mário Galinho

Não vou nem mesmo falar de fenômenos com Donald Trump ou aqui na terra braziles do presidente eleito Jair Messias Bolsonaro. Fico com exemplos domésticos de vereadores eleitos como Zé Gordão, Zeca do PT, Ângelo Carvalho, figuras sem praticamente sem nenhum prestígio político que ganharam notoriedade, ao ponto de Ângelo Carvalho se tornar presidente do Poder Legislativo Municipal.  

Esse mesmo fenômeno pode colocar na segunda cadeira mais importante de um dos três poderes, um vereador sem partido forte, pouco dinheiro e com opiniões polêmicas nas redes sociais sobre assuntos que envolvem o governo Municipal. Me refiro a Mário Galinho. Ele foi candidato a deputado estadual e teve uma votação incrível em Paulo Afonso 7.951 votos. Galinho superou Dernival Oliveira (PP), ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal e da Bahia Pesca, que teve 5.304 votos e o atual deputado estadual Paulo Rangel (PT) que teve 3.910 votos e como era previsto ficou abaixo da quantidade de votos do candidato Anilton Bastos Pereira que obteve 18.355 votos, que correspondeu a 34,84%, portanto, o 1º colocado.

O caminho que Galinho começou a trilhar com assuntos polêmicos conquistou um espaço na mídia que outros políticos tradicionais não tiveram, especialmente em veículos de menor audiência.

Outro que ganhou notoriedade no cenário politico local foi o vereador Jean Roubert acrescentando ai o fator religioso como parte fundamental da receita. “A divergência entre Galinho e Jean é o fato deste último ser evangélico e ter conseguido fazer um personagem-tipo bem característico que atrai a atenção das pessoas”.

Mário Galinho ainda não acenou para essa possibilidade, mas pode chegar forte na eleição municipal de Paulo Afonso em 2020, mas levanta dúvidas de como ele irá trabalhar o espólio eleitoral que conquistou nesses dois primeiros anos de mandato, principalmente na eleição para deputado.

Por enquanto, deu certo. Todavia eu não sei se do ponto de vista majoritário se ele será um bom produto. Ainda não há como calcular a força com a qual poderá chegará em 2020 e é certo que o cenário local terá impacto direto nisso. Mas o Galinho já provou que tem tudo para se transformar num desses fenômenos. Mas não fica só nisso, personalidades como Jean Roubert, Pedro Macário Neto, Marconi Daniel, até o vereador militar Moreirão, não descartam a possiblidade de chegar à Prefeitura de Paulo Afonso.

 

 

Fonte/Autor: Luiz Brito DRT/BA 3.913

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=15557